Skip to main content

Bit.Trip tem uma extensa biblioteca de jogos desde seu primeiro título, Bit.Trip Beat (2009), que começou como um Pong alternativo muito louco. Quando a franquia virou um jogo do gênero runner, estrelado por CommanderVideo, aí sim a coisa enveredou pro lado certo, com o protagonista correndo em percursos repletos de obstáculos e no ritmo alucinante de músicas de chiptune. Até Charles Martinet, eterno dublador do Super Mario, entrou pra brincadeira da Gaijin Games (atual Choice Provisions) narrando Bit.Trip Presents Runner2: Future Legend of Rhythm Alien. Ele participou também do excelente Runner3.

Cinco anos se passaram e Bit.Trip Runner ganhou seu merecido remake. É daí que vem a brincadeira com o título Rerunner. Um jogo refeito na atual Unreal Engine 5, todo bonitão e cheio de efeitos visuais inéditos pra deixar os jogadores em transe com sua brisa psicodélica. O game inclui todas as trilhas sonoras dos 8 games anteriores e mais o Runner Maker, ferramenta para criar seus próprios níveis com total liberdade criativa e compartilhar com a comunidade.

Exemplo de remake bem feito

Bit.Trip Rerunner é uma grande celebração da franquia. Uma reimaginação com o equilíbrio necessário na dificuldade e todo um carinho na produção. Pra quem nunca encostou em um Bit.Trip da vida, este é o melhor momento para conhecê-lo. Na real, o jogo tinha que estar disponível em todas as plataformas logo no lançamento, mas por enquanto você só encontra pra PC via Steam.

Bit.Trip Rerunner
Kirby que se cuide!

O jogo apresenta três zonas temáticas com 12 níveis cada, sendo a última sempre uma batalha contra o robô vilão Mingrawn Timbletot. O objetivo principal é completar o percurso, mas obviamente que tudo fica bem mais divertido quando você se esforça pra pegar as 32 barras de ouro de cada nível e tenta concluir sem erros. Quanto melhor for, mais rápido você adquire as chaves necessárias para desbloquear conteúdos extras no menu principal. Tem modelos 3D, quadrinhos, artes conceituais, documentação do design, artes dos fãs, dentre outros exemplos.

A dificuldade de Bit.Trip Rerunner fica por conta da densidade de obstáculos, que você ajusta entre baixa, média e alta, alterando a quantidade de coisas pra desviar no caminho e turbinando a porcentagem do multiplicador de pontos, que começa em Mega e evolui pra Super, Ultra e depois Extra, formando uma faixa de cores atrás do CommanderVideo e intensificando a música. O desafio aumenta ainda mais se você desativar os checkpoints, disponíveis por padrão. E dá pra ligar/desligar um contador de trombadas e uma ajuda com escadas.

Correr, pular, desviar e comemorar

O gameplay é bem simples: você avança da esquerda pra direita automaticamente, precisando pular na hora certa, dar chutes pra quebrar barreiras e acertar o uso do controle direcional para deslizar, usar trampolins, ativar um escudo defletor e absorver obstáculos. Durante o pulo é possível planar segurando o mesmo botão e há também outro botão pra atirar e quebrar pedras azuis que às vezes estão no meio do caminho.

Bit.Trip Rerunner
Todas as batalhas contra Mingrawn Timbletot ficaram incríveis no remake

Um detalhe interessante, que li nos Extras do game: esses novos movimentos do CommanderVideo foram planejados para o jogo original, mas nunca chegaram ao público. Agora dá até pra dançar, só pela zoeira! Fazer essas coisas não obrigatórias rendem pontos extras para disputar o placar global. E minha nossa, como tem jogador bom nessa franquia. Os speedrunners piram!

Além dos 36 novos níveis, Bit.Trip Rerunner traz um monte de níveis de bônus com trilha sonora dos 8 jogos anteriores. Juntando tudo dá mais de 150 níveis, extendendo a jogatina para além da campanha principal. Tem ainda a Zona da Comunidade, onde você navega por níveis criados pela galera, joga e vota nos melhores. A hub informa tudo: dificuldade, duração do percurso, quantas trombadas já rolaram ao total, e assim por diante.

Comunidade corredora

O Runner Maker é incrível e nos faz entender a complexidade do game, todo baseado em rítmo e disposição dos elementos na tela. Leva um tempo pra dominar, mesmo sendo uma ferramenta completa e preparada com uma boa interface (com atalhos que funcionam bem no controle). Tem muitas opções e pouquíssimas limitações, permitindo aos jogadores um mar de possibilidades.

Bit.Trip Rerunner
No começo o Runner Maker assusta, mas logo você entende como funciona

Bit.Trip Rerunner é curto, mas muito divertido. Um indie que marcou a década passada e inspirou uma série de jogos que popularizaram de vez o gênero runner. Os fãs certamente não podem perder esse remake mega caprichado, enquanto os novatos irão descobrir o quão desafiador esse game pode ser com seus reflexos. Piscou, perdeu!

82 %


Prós:

🔺 Visual renovado
🔺 Novidades bem vindas no gameplay
🔺 Conteúdo adaptado dos jogos anteriores
🔺 Replay infinito com o Runner Maker

Contras:

🔻 Quedas frequentes de frames, independente da configuração de vídeo e GPU

Ficha Técnica:

Lançamento: 19/09/23
Desenvolvedora: Choice Provisions, Gamecraft Studios
Distribuidora: Choice Provisions
Plataformas: PC

Squirrel With a Gun

Review – Squirrel With a Gun

Carlos AquinoCarlos Aquino06/09/2024
Astro Bot

Review – Astro Bot

Diego CorumbaDiego Corumba05/09/2024