Eu posso facilmente afirmar que soulslike e metroidvania são meus dois gêneros favoritos atualmente. O segundo deles conta com uma enxurrada de títulos diferentes, com as mais variadas propostas e grandes nomes, entre eles Hollow Knight. Ao ver o primeiro trailer de 9 Years of Shadows pela primeira vez, já fiquei muito interessado em ver como seria um metroidvania com uma personagem que tem armaduras estilo Cavaleiros do Zodíaco.
Antes de explicar o que o clássico anime tem a ver com o jogo, vamos entender a história, que tem uma premissa simples: você é Europa, uma guerreira que vai para uma espécie de castelo onde uma corrupção começou a se espalhar, tirando toda a cor do mundo, além de disseminar perigos que também ameaçam a todos. Cabe a você, e um ursinho de pelúcia, por um fim nisso. O game, que tem uma bela arte pixelada, começa em preto e branco, e ganha cores nos primeiros minutos logo ao encontrar o pequeno urso fantasma, mostrando o belo estilo visual que você terá por todo 9 Years of Shadows.
9 Years of Shadows é um verdadeiro Metroidvania
O game é um metroidvania em sua essência. Ele conta com um grande mapa que vai se abrindo conforme você desbloqueia novas habilidades. Portanto espere pelo conhecido vai-e-volta de um jogo desse estilo. São diversos ambientes diferentes, basicamente baseados em alguns dos elementos básicos, como fogo, água e terra (que nesse caso entra veneno junto). Muitos desses ambientes só podem ser acessados com as armaduras certas, assim como em Metroid.
Por exemplo, no início do jogo, você irá se deparar com um cenário com um ar venenoso por toda parte, ou ainda com muito calor, e outro muito quente. Para passar por esses lugares, Europa precisará das armaduras de ouro das 12 ca… digo, das armaduras de Poseidon (água), Gaia (terra) e Helios (Fogo), além da armadura de Zeus que a personagem já veste desde o início. Todas com design que lembram muito Cavaleiros do Zodíaco e isso é bem nostálgico para esse gamer de 37 anos que voz escreve.
As diferentes armaduras são as estrelas do jogo
As similaridades acabam na aparência. Cada armadura tem seus próprios movimentos e habilidades especiais, essas que são usadas para explorar o castelo (além de atacar) e chegar onde não era possível antes. Exemplos: com a armadura de Gaia, é possível andar pelas paredes (em trechos específicos para isso), com a de Helios, você aguenta o calor e entra na lava, e com a de Poseidon, você pode nadar como uma sereia.
Para conseguir esses ataques especiais, cada uma das três armaduras tem fases próprias para isso e aqui entro no quesito desafio. Explorando todo o castelo, e enfrentando os inimigos comuns, 9 Years of Shadows tem uma dificuldade okay, mas os chefes desses três cenários deixarão qualquer jogador veterano de metroidvania, no mínimo, nervoso. Eles são consideravelmente mais difíceis que o restante, e são obrigatórios. O jogo tem uma baixa variedade de inimigos, mudando somente suas fraquezas a uma das armaduras da Europa.
Explorando Talos, o castelo, você encontrará músicos espalhados. Cada um deles tem sua própria missão secundária, que o levarão a chefes opcionais com recompensas. Ao encontrar esses personagens, eles serão enviados para o teatro. Nesse lugar, você poderá aumentar sua vida e a barra de luz, que é uma proteção extra, ao mesmo tempo que serve como barra de magia. Além disso, é no teatro onde você poderá melhorar suas armaduras, com o custo de achar os difíceis itens para isso.
Nada de português, viu!?
Além da bela arte pixelada de 9 Years of Shadows, durante os diálogos, cada personagem é retratado em lindas artes (como se fosse o retrato do personagem que está falando). Europa tem várias delas, mostrando suas diferentes emoções durante as conversas, além das imagens dos NPCs. Isso ajuda a dar um toque bem único ao jogo.
Falando em conversas, infelizmente o game não tem localização em PT-BR. O jogo tem uma quantidade considerável de história em texto. Além dos diálogos com NPCs e chefes, Europa reflete sobre sua jornada durante o uso dos elevadores, então quem não estiver com o inglês afiado, perderá a história, que é até interessante, mas não é o destaque do título. Esse quesito fica para o gameplay com os elementos metroidvania bem aplicados, tudo embalado por uma ótima trilha sonora.
É possível terminar 9 Years of Shadows entre 6 e 7 horas indo atrás dos segredos e fazendo 100% do mapa, o que não é nada mal para um jogo que custa R$ 59,99 no Steam, mas esse tempo pode cair consideravelmente se ignorar as missões extras. Claro que perderá toda a evolução da personagem ao não adquirir os itens dessas missões.
9 Years of Shadows é muito recomendado para amantes de metroidvania, especialmente se curtiu jogos como Bloodstained: Ritual of the Night e Record of Lodoss War – Deedlit in Wonder Labyrinth, que seguem no mesmo estilo.