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Eu posso facilmente afirmar que soulslike e metroidvania são meus dois gêneros favoritos atualmente. O segundo deles conta com uma enxurrada de títulos diferentes, com as mais variadas propostas e grandes nomes, entre eles Hollow Knight. Ao ver o primeiro trailer de 9 Years of Shadows pela primeira vez, já fiquei muito interessado em ver como seria um metroidvania com uma personagem que tem armaduras estilo Cavaleiros do Zodíaco.

Antes de explicar o que o clássico anime tem a ver com o jogo, vamos entender a história, que tem uma premissa simples: você é Europa, uma guerreira que vai para uma espécie de castelo onde uma corrupção começou a se espalhar, tirando toda a cor do mundo, além de disseminar perigos que também ameaçam a todos. Cabe a você, e um ursinho de pelúcia, por um fim nisso. O game, que tem uma bela arte pixelada, começa em preto e branco, e ganha cores nos primeiros minutos logo ao encontrar o pequeno urso fantasma, mostrando o belo estilo visual que você terá por todo 9 Years of Shadows.

9 Years of Shadows é um verdadeiro Metroidvania

O game é um metroidvania em sua essência. Ele conta com um grande mapa que vai se abrindo conforme você desbloqueia novas habilidades. Portanto espere pelo conhecido vai-e-volta de um jogo desse estilo. São diversos ambientes diferentes, basicamente baseados em alguns dos elementos básicos, como fogo, água e terra (que nesse caso entra veneno junto). Muitos desses ambientes só podem ser acessados com as armaduras certas, assim como em Metroid.

9 Years of Shadows
Preto e branco não mostra nem de longe o potencial visual de 9 Years of Shadows

Por exemplo, no início do jogo, você irá se deparar com um cenário com um ar venenoso por toda parte, ou ainda com muito calor, e outro muito quente. Para passar por esses lugares, Europa precisará das armaduras de ouro das 12 ca… digo, das armaduras de Poseidon (água), Gaia (terra) e Helios (Fogo), além da armadura de Zeus que a personagem já veste desde o início. Todas com design que lembram muito Cavaleiros do Zodíaco e isso é bem nostálgico para esse gamer de 37 anos que voz escreve.

As diferentes armaduras são as estrelas do jogo

As similaridades acabam na aparência. Cada armadura tem seus próprios movimentos e habilidades especiais, essas que são usadas para explorar o castelo (além de atacar) e chegar onde não era possível antes. Exemplos: com a armadura de Gaia, é possível andar pelas paredes (em trechos específicos para isso), com a de Helios, você aguenta o calor e entra na lava, e com a de Poseidon, você pode nadar como uma sereia.

9 Years of Shadows
Fala se não parece o Shun em diferentes armaduras?

Para conseguir esses ataques especiais, cada uma das três armaduras tem fases próprias para isso e aqui entro no quesito desafio. Explorando todo o castelo, e enfrentando os inimigos comuns, 9 Years of Shadows tem uma dificuldade okay, mas os chefes desses três cenários deixarão qualquer jogador veterano de metroidvania, no mínimo, nervoso. Eles são consideravelmente mais difíceis que o restante, e são obrigatórios. O jogo tem uma baixa variedade de inimigos, mudando somente suas fraquezas a uma das armaduras da Europa.

Explorando Talos, o castelo, você encontrará músicos espalhados. Cada um deles tem sua própria missão secundária, que o levarão a chefes opcionais com recompensas. Ao encontrar esses personagens, eles serão enviados para o teatro. Nesse lugar, você poderá aumentar sua vida e a barra de luz, que é uma proteção extra, ao mesmo tempo que serve como barra de magia. Além disso, é no teatro onde você poderá melhorar suas armaduras, com o custo de achar os difíceis itens para isso.

Nada de português, viu!?

9 Years of Shadows
Esse inimigo tem um exploit muito fácil, ele nem ataca nessa distância

Além da bela arte pixelada de 9 Years of Shadows, durante os diálogos, cada personagem é retratado em lindas artes (como se fosse o retrato do personagem que está falando). Europa tem várias delas, mostrando suas diferentes emoções durante as conversas, além das imagens dos NPCs. Isso ajuda a dar um toque bem único ao jogo.

Falando em conversas, infelizmente o game não tem localização em PT-BR. O jogo tem uma quantidade considerável de história em texto. Além dos diálogos com NPCs e chefes, Europa reflete sobre sua jornada durante o uso dos elevadores, então quem não estiver com o inglês afiado, perderá a história, que é até interessante, mas não é o destaque do título. Esse quesito fica para o gameplay com os elementos metroidvania bem aplicados, tudo embalado por uma ótima trilha sonora.

9 Years of Shadows
Aquelas lâmpadas penduradas sempre indicam uma sala de save

É possível terminar 9 Years of Shadows entre 6 e 7 horas indo atrás dos segredos e fazendo 100% do mapa, o que não é nada mal para um jogo que custa R$ 59,99 no Steam, mas esse tempo pode cair consideravelmente se ignorar as missões extras. Claro que perderá toda a evolução da personagem ao não adquirir os itens dessas missões.

9 Years of Shadows é muito recomendado para amantes de metroidvania, especialmente se curtiu jogos como Bloodstained: Ritual of the Night e Record of Lodoss War – Deedlit in Wonder Labyrinth, que seguem no mesmo estilo.