Você consegue ouvir o som das espadas se chocando contra a madeira de escudos reforçados, dos ossos quebrando com o impacto das marretas e de magias atravessando o campo de batalha. Os jogos de aventura fantástica medievais sempre serão chamativos por seu grande potencial fantasioso e mágico, mas, dessa vez o temos um MOBA de combate em Warlander.
Em um grande campo de batalha dois ou cinco exércitos se enfrentam em um duelo de até cem jogadores divididos entre eles, cada qual lutando pela destruição do núcleo do exército inimigo, fonte de seus poderes e habilidades. Mas será que essa guerra tem mesmo soldados o suficiente para a lutar?
Primo victoria!
Diferente de outros MOBAs onde há inúmeros campeões e varias torres a serem destruídas até se chegar ao núcleo do inimigo, Warlander tem uma proposta diferente que é a de trazer uma guerra de cerco aos jogadores. Assim, eles constroem e usam armas que auxiliam a tarefa tanto para a defesa quanto o ataque.
O grande objetivo de Warlander como dito é, antes dos dez minutos da partida chegarem ao fim, entrar no castelo inimigo e destruir seu núcleo. Mas essa tarefa é mais fácil de se falar do que realizar. Mesmo não contendo inúmeros heróis com poderes diferenciados, apenas os cavaleiros, magos e clérigas, estes já se mostram uma combinação brutal se usados de maneira correta!
Separados em equipes de 25 jogadores cada no modo de dois exércitos e 20 no modo de cinco exércitos, os jogadores formam esquadrões cada qual com seu dever. Três esquadrões para ataque, um para defesa e um esquadrão tático, o que permite que um exército bem equilibrado e com jogadores focados em suas funções prevaleça facilmente sobre os demais.
Todos esquadrões são compostos das mesmas classes: magos, clérigas e cavaleiros, sendo que a única diferença é como eles irão interagir com o cenário. Esquadrões de defesa montam canhões, balistas e bacias de óleo fervente, o esquadrão tático impede qualquer sabotagem do exército inimigo, enquanto o esquadrão de ataque pode criar um aríete e destruir os portões inimigos.
Dominação total
Os personagens possuem equipamentos e diferentes habilidades que podem ser equipadas antes de cada batalha no menu. O que muda são os seus modos em Warlander, com habilidades mais defensivas ou ofensivas no caso dos cavaleiros, magias de cura e buffs para as clérigas e diferentes feitiços e elementos para os magos.
Os itens podem ser equipados, mas, há um limite de pontos que podem ser gastos para equipar seu personagem com magias, habilidades e itens. Então caso queira usar aquele novo poder que ganhou, porém se ele tem um alto custo talvez você tenha que abrir mão de alguns itens de equipamento. Tudo é uma questão de equilíbrio.
Com as combinações corretas é possível tornar seu personagem um terror para tropas inteiras! Algo que eu particularmente fazia era sempre usar habilidades com ataques críticos na região da ponte para lançar meus oponentes para fora dela. As poderosas magias e armadilhas dos magos também são excelentes para isso, apenas com as clérigas que não tive tanto contato.
O jogo lembra um pouco o fadado Paragon, mas com um mapa maior e diferenças nos MOBAs gerais. Aqui ao invés de se destruir as torres pelo mapa, devemos tomar elas, tornando-as pontos de retorno após morrer e teletransporte. Quanto mais torres controlar, mais rapidamente você chega ao castelo inimigo quando retornar.
Motivo da morte: espera
Warlander é realmente um jogo bem divertido, mas ainda há fatores que espero que melhorem e um deles é o tempo das filas. Cada partida leva em torno de 10 a 15 minutos para ser criada, uma vez que é necessário entre 50 a 100 jogadores para se começar.
Poxa Marco, mas Fortnite, Warzone, APEX e outros jogos também precisam de vários jogadores para começar! Sim, no entanto Warlander ainda é um nome pouco difundido e provavelmente ainda há mais filas do que jogadores, o que torço para que mude, uma vez que Warlander possui bastante potencial.
Admito também que mesmo tendo adorado o jogo, ele ainda em acesso antecipado já acerta o jogador com um season pass, algo que acredito que ainda é um tanto quanto cedo para ser implementado. Uma vez que as partidas já demoram para se formar, pode acabar desestimulando o jogador a comprar o dito passe.
Mas em seu favor ao mesmo tempo, fiquei impressionado ao ver que um jogo grande em escala como esse não bugou ou teve nenhum problema durante todo o tempo que joguei. Achei que talvez não fossem dar conta, mas mesmo nas batalhas de grande escala Warlander se manteve firme e de cabeça erguida frente aos vários jogadores invadindo seu servidor para guerrear.
Diversão medieval para todo mundo
Warlander é uma experiência bem divertida para se jogar em grupo, claro que você pode se arriscar sozinho, porém, o fato de que os jogadores estão sempre em esquadrões, não há como vencer sozinho. Então que pelo menos o seu esquadrão seja formado por pessoas que você conheça e consiga se comunicar de maneira rápida.
Trazendo uma experiência MOBA em terceira pessoa com uma câmera mais livre que League of Legends e DOTA, um combate mais direto que não força o jogador e criar diferentes itens durante a partida, Warlander é diversão garantida para aqueles que sempre quiseram jogar o gênero, mas não conseguem acompanhar LoL e DOTA 2. Um jogo realmente divertido, que caso receba novos players irá te prender por horas!