O mundo sempre decidiu que a sobrevivência vem do mais apto, assim como a leoa caça a presa indefesa, o mundo dos negócios muitas vezes engole as almas mais frágeis. Shanghai Office Simulator traz este mundo insano e competitivo com muito bom humor. Um verdadeiro mergulho em uma aventura super bem-humorada com seus cômicos demônios mentais que irão atrapalhar seu desempenho na empresa e um retrato de como a vida passa em um flash.
Você irá se tornar um grande CEO, irá seguir um caminho próprio como empreendedor ou será uma daquelas pessoas que caem pelas beiradas? Tudo pode acontecer, caso você não olhe por onde anda. Por outro lado, não deixe de cuidar da sua vida pessoal, pois conquistas sem frutos não passam de vitórias vazias. Afinal de contas Shanghai Office Simulator incentiva a criação de um herdeiro, para continuar o ciclo.
Foco, força e maço
Shanghai Office Simulator irá colocar o jogador nos passos de um jovem assalariado de escritório que aparentemente trabalha no ramo de tecnologia e jogos. Começamos de maneira bem humilde e simples, mas logo descobrimos que é possível crescer na empresa. Com o passar dos dias a história se desenrola como uma visual novel, com intervalos no qual podemos interagir com outros personagens, comprar coisas e mexer em nosso baralho.
Conforme a história avança, vamos recebendo cartas que fazem referência à ações que podemos tomar em nossa vida real. Elas servem para combater os Demônios Mentais, representações de problemas pessoais e do mundo dos negócios. Assim temos criaturas como o Touro Brigão que briga por tudo, o Artista que finge trabalhar e o Urso Preguiçoso, que deixa tudo na mão dos outros e trata o trabalho como férias fora de casa.
A cada evento vivido, um dia irá passar no calendário, além de drenar um pouco da energia do ano. Uma vez que essa energia se esgotar, um ano terá se passado, por isto esteja sempre atento as escolhas que for fazer ao resolver os eventos. Assim como na vida real, certas decisões podem lhe estressar bem mais do que outras e te esgotar mais facilmente. Por isso sempre use a seção de felicidade do jogo, que permite que você se aproxime de colegas, família e possíveis interesses amorosos.
Hey, you. Feed the machine!
Algo que achei bem interessante é o sistema de avanço para o próximo cargo, geralmente envolvendo o embate contra alguma criatura nova ou alguma desavença com algum colega. Além de se preocupar com o que irá dizer, é importante montar um bom baralho. Graças aos anos de TCG jogado por aquele que vos escreve, foi fácil montar um deck de combos, algo oferecido pelo jogo. Os combos são sempre formado por três cartas semelhantes, mas é sempre bom manter a harmonia entre eles, afinal só bater de frente não garante a vitória, estratégia é a chave para qualquer batalha.
No entanto mesmo com um foco grande no objetivo de se tornar CEO, é possível querer rumar por outros caminhos. Ou seja, por quê não arriscar em um negócio próprio? Claro que a dificuldade aqui é bem mais elevada e o desenvolvimento da trama será diferente, mas ainda assim é uma opção bem real. Algo que eu recomendo fortemente a ser feito independente da escolha entre ser um empreendedor ou funcionário de escritório, é usar a aba de estudos e upgrades.
Para aprimorar suas aptidões e habilidades o jogador deve estudar, liberando assim cartas novas a serem desbloqueadas, novos combos e maior poder. Claro que dias, energia e anos serão sacrificados, mas isso também irá liberar novas side quests, que garantem recompensas valiosas e uma maior chance de se alcançar um novo cargo mais facilmente. Por outro lado, equilíbrio é mais uma vez a chave aqui, afinal você só tem 38 anos para poder se tornar CEO, formar uma família e adquiria sua fortuna. Você não quer morrer de síndrome de burnout não é?
Fim do expediente? Ainda tem hora extra!
No entanto ainda existem várias correções que acredito que seriam bem vindas em Shanghai Office Simulator, como uma localização finalizada. Logo após me casar, lembro que depois de um tempo todas as interações com Dannii vinham em mandarim, o que me deixou totalmente confuso. E pelo resultado das conversas e excesso de reticências nas frases, eu sei que a resposta que escolhi não era a correta. Além disto as melhorias e punições no jogo são totalmente desbalanceados, deixando o combate desigual para ambos os lados.
Cada combo entrega um dano devastador ao oponente, além de impulsionar nosso personagem e derrubar o oponente, porém o mesmo vale para eles. Então, por hora, a melhor dica é encher o baralho de combinações que minem as ações do oponente. Afinal de contas você só tem três pontos de ação por rodada, então foque em combos curtos dependendo do oponente e dos efeitos dele. Além disto os pontos de vida dificilmente se alteram, o que poderia subir junto com as habilidades do personagem e idade. Se bem que isso iria bem contra a mão com a vida real, afinal não vemos idosos com 7.999 pontos de saúde, após uma vida no escritório.
Shanghai Office Simulator é uma aventura bem cômica, mas com um forte alerta sobre como a vida pode ser fantasiosa. Caso o jogador foque apenas em seu desenvolvimento pessoal, ele rapidamente irá alcançar o cargo de CEO. Mas irá deixar muita coisa passar, por isso vá com calma em suas escolhas, mas também não fique o ano todo parado comprando porcaria, porque dinheiro não cai do céu. Hora de colocar os sapatos, vestir seu terno e ir para a entrevista de emprego no maluco e competitivo mundo de Shanghai Office Simulator.