Skip to main content

Com cada vez mais jogos de corrida realistas, seja arcade ou simuladores, ou ainda os “simucades”, há quem se aventure em estilos bem casuais e sem compromisso com a realidade, como o estúdio Pixel Perfect Dude e seu jogo Drive Rally. O game chegou em 25 de setembro em acesso antecipado no Steam e demos uma olhada na proposta do jogo.

A ideia dos desenvolvedores é resgatar a essência dos jogos de rally da década de 1990. Se você não pegou essa época, saiba que as franquias Colin McRae Rally e Sega Rally, entre outros títulos menores, dominavam esse cenário. Quando li sobre essa premissa do game indie, imaginei, a princípio, que o estilo artístico e visual também seria parecido.

Esse não é o caso. Caso busque algo do tipo, existe Old School Rally, lançado no meio do ano também em acesso antecipado. O estilo visual e artístico de Drive Rally é mais cartunesco e se parece bastante com o desse jogo, que não é corrida e que avaliei recentemente. Acho que deveria ter ficado mais claro qual elemento daquela época eles buscam resgatar no jogo.

Drive Rally ainda conta com pouco conteúdo

Nesse lançamento em acesso antecipado, o jogo conta com dois modos, o arcade tradicional, que permite usar qualquer carro e pista que foram destravados no modo championship, o outro modo. São 12 carros, 3 para cada um dos personagens. Com as variações, fica um total de 36 carros.

Os veículos são baseados em modelos reais, já que a licença para conseguir os carros conhecidos é algo para estúdio grande e estamos falando de um indie. Eles são bastante parecidos com modelos já conhecidos do rally. Não vou afirmar que cada um tem sua dirigibilidade única, mas existe uma certa variedade, digamos, atrelados aos personagens e suas pistas (48 ao todo) e terrenos, como terra, grama e asfalto.

Esses personagens contam com copilotos que guiam o jogador pelas diferentes curvas das pistas e com frases e reações únicas ao seu desempenho, como ao conseguir um tempo bom ou ruim, ou bater pelo cenário, cada um com sotaque diferente, já que são de regiões diferentes do mundo. Esse é um toque de personalidade interessante e até adiciona um certo humor ao jogo.

#Drive Rally

Corridas simples, mas funcionais

Drive Rally conta com mapas que se passam no deserto, em terras nevadas, florestas, atravessando pequenas cidades, praias e montanhas, tudo bem colorido e com bom design de pistas. Nada inovador aqui, mas entregam o suficiente para agradar. As pistas duram entre 1 e 2 minutos, com pouquíssimas delas passando de 3 minutos, então em cerca de 2 horas, já vai ter visto tudo (ou quase) que o jogo oferece.

É possível correr com dois ângulos de câmera disponíveis: um deles é a própria visão do piloto (que nem existe, já que não tem personagens dentro dos carros), e o outro é o padrão com a câmera mais distante do carro. Não é possível, por outro lado, movimentar a câmera ou olhar para trás, algo comum em qualquer jogo de corrida.

O game conta com um modo foto que ainda precisa de muitos ajustes. Durante o tempo que joguei, um patch foi lançado e a melhoria ao modo foto era um dos focos, mas ainda não resolveu essa questão. Os controles nesse modo são muito ruins, não respondem bem, é bastante difícil conseguir um ângulo legal para a foto, a câmera atravessa o chão, enfim… Além do fato de não ser possível sair desse menu com o controle, sendo necessário usar o teclado ou o mouse para isso.

#Drive Rally

A falta de recursos básicos

Apesar dos bons visuais, o jogo ainda precisa adicionar efeitos sonoros e músicas. Em relação ao primeiro, existe, praticamente, somente um efeito de som de carro para todos os veículos. Sobre as músicas, existe só uma música no menu, algo que logo você enjoa. A interface de usuário, por outro lado, é legal e tem identidade, é de fácil navegação.

Drive Rally conta com um modo fantasma também, que coloca um carro de um jogador que, geralmente, tem o melhor tempo em um pista. É bem difícil ganhar dele, mesmo não sendo um jogador (dá para saber), mas, mesmo assim, é possível conseguir a primeira posição. Isso no nível médio, já que no difícil, a coisa muda consideravelmente.

#Drive Rally

Para o futuro, os desenvolvedores prometem correções, novos mapas, modos, mas essas atualizações não têm nem uma janela de lançamento e nem detalhes. O lançamento final acontece em 2025 (também sem janela específica) e, caso o jogo venda 150 mil cópias, o modo rallycross será adicionado, trazendo corridas com outros carros, algo que eu gostaria muito de ver. Nesse período de acesso antecipado, Drive Rally custa R$ 39,99 no Steam.