A Codemasters queima os pneus para a largada de Dirt 5, a maior e mais famosa série de rally do mundo dos videogames! A oitava instância da série Dirt – apesar de ser o 5 numerado – e a décima quarta da série original Colin McRae Rally que ninguém mais lembra está para ser lançada ainda neste mês de outubro.
Nesta prévia, o playground está aberto – metafórica e literalmente – nas pistas de Dirt 5 e botamos os carros para rodar e sentir as mudanças neste novo jogo. Vejamos onde será que Dirt 5 se posiciona nesta volta classificatória, antes de dar as caras nos PCs e consoles desta geração – e futuramente no PS5 e Xbox Series X/S.
Dando zerinho no gira-gira
Esta prévia de Dirt 5 foca única e exclusivamente no modo Playground do jogo, onde temos acesso so modo de criação de arenas personalizadas. Logo de cara temos uma lista restrita de pistas a escolher, aparentemente todas foram criadas pelos desenvolvedores – pois possuem o mesmo nome de criador -, e separadas por algumas categorias de objetivos.
As provas se dividem entre espaços para derrapar acertando elementos das pistas, trechos de manobras complexas e pistas de acrobacias. Curiosamente, nenhum destes tipos é claro pelo título dos mesmos, ficando a critério de abrir e testar várias para perceber um certo padrão, já que a nomenclatura é consideravelmente abstrata.
Admito que, tendo jogados não só outros títulos da série Dirt, como também outros jogos de rally, as pistas de Playground de Dirt 5 são tudo menos emocionantes. Bom, verdade seja dita, raiva e frustração são emoções. Então já aproveito para retirar o que disse e, agora, reescrevo: as pistas de Playground de Dirt 5 são MUITO emocionantes.
Variando em graus pelos tipos de pista, o foco nunca é em saber trabalhar com o volante e os pedais de seu veículo em alta velocidade enquanto batalha com as adversidades do terreno. Não aqui. Aqui é sobre andar devagar e só fazer curvas com 90º ou mais. Quiçá uma baliza ou outra.
Caso esteja passando raiva demais com as pistas disponíveis, é possível também criar as suas! Mais uma vez, as opções são restritas e podemos utilizar somente 2 arenas – uma delas com 2 tamanhos disponíveis. Uma vez selecionada a arena, precisamos construir alguma coisa para brincar ali. Ou só manter um grande espaço livre – que tende a ser mais divertido.
Para preencher o vazio -no coração- na pista podemos usar blocos off-road, de asfalto ou de elementos variados – que é um pacote de coisas misturadas que não tinham mais onde ficar. Nos dois primeiros casos, servem como pista mesmo, direcionando por onde, para onde e como ir. O último traz bloqueios para forçar manobras, decoração e até aros de fogo por onde passamos com nossos carrinhos.
Tanto a seleção, como o posicionamento dos blocos é complicado e confuso. Caso você não tenha uma grande paixão em construir cenários ou entregar suas criações para jogadores ao redor do mundo, não vejo como lutar contra os controles a fim de materializar um lampejo de ideia seja algo minimamente divertido.
A variedade de carros disponíveis por agora é satisfatória somente para utilizar em suas próprias pistas. No caso das disponíveis, são poucos os disponíveis e, mesmo assim, ainda menos são prazerosos de dirigir. Acaba que o que já era desagradável pelas exigências da pista, fica ainda pior com lasanhas com rodas.
Além de todos estes problemas, tive DIVERSOS problemas para fazer o preview sequer rodar na minha máquina. Durante umas boas 2 semanas, o jogo simplesmente não abria. Depois de muito brigar e alguns updates, precisei deixar o jogo aberto por mais de 5 minutos para, aí sim, algo além de um prompt de comando aparecer.
Sempre espero muito graficamente de jogos de corrida e não seria diferente com Dirt 5, porém uma vez com ele aberto, cada tentativa de alterar as configurações gráficas para algo que não fosse o mínimo, o jogo quebrava e precisava reiniciar essa batalha toda.
O que me assustou foi ver a data prevista de lançamento, 6 de novembro, de acordo com a página da Steam. O estágio atual do jogo está longe de ser o que se espera de um bom jogo, ainda menos de um com o pedigree de Dirt 5. A não ser que os outros modos de jogo se mostrem ser completamente diferentes do que o modo Playground mostrou, eu ficaria longe dessa nuvem de poeira.