Skip to main content

Certamente a vida de pirata é algo que apela muito à imaginação, sobretudo em crianças. Dezenas de homens em um navio prontos para enfrentar os perigos do mar e caçar recompensas em navios e cidades. Por mais que esse estilo de vida seja bem controverso, esses marujos estão no coração de muitos amantes de filmes, séries e jogos. P1R4T3S é um jogo indie que busca explorar essa temática, mas colocando os piratas em um ambiente bem inusitado: o espaço sideral.

Do what you want ‘cause a pirate is free!

O jogo possui dois momentos distintos: a fase de exploração e a fase de combate. Durante a fase de exploração, você comandará a sua nave pirata pelo espaço sideral, buscando recursos avulsos e naves estacionárias. Quando o jogador decide entrar em uma nave, a fase de combate tem o seu início. Durante a fase de exploração, P1R4T3S lembra bastante jogos clássicos como Starflight, porém com poucas interações no cenário e sem a limitação de combustível.

A fase de combate é onde as coisas ficam mais interessantes. Ao entrar em uma nave, o jogador deverá enfrentar todos os inimigos nela e adquirir o máximo de recursos o possível. Por enquanto, existe apenas um caminho a ser seguido em todas as naves, deixando o jogo bem linear nesse aspecto. Ao se exterminar todos os inimigos e chegar no final dos cenários, o personagem volta à sua nave espacial com todos os recursos coletados. Tenha em mente que os baús contendo recompensas podem ser destruídos, deixando o jogador sem nada caso vários tiros sejam disparados nele.

Os itens coletáveis aparecem nessas caixas, mas a utilidade dos mesmos ainda está pouco desenvolvida.

Jogos roguelike possuem uma jogabilidade muito típica: explore um mapa e mate inimigos enquanto tenta se esquivar dos seus golpes. P1R4T3S não tenta fugir dessa premissa, tentando apresentar uma jogabilidade simples e desafiadora. Atirar nos inimigos enquanto anda de um lado para o outro é essencial para a sobrevivência, mas se manter vivo por aqui não é tão desafiador igual a jogos similares.

Uma vez dentro da nave e com os recursos coletados, caberá ao jogador decidir a melhor maneira de utilizá-los. Melhorias nas armas e a criação de vantagens para o personagem são, por enquanto, as únicas opções por aqui. Quando você se der por satisfeito, basta interagir com o cockpit da nave e recomeçar a sua exploração espacial.

Um longo caminho adiante

Sendo bem sincero, parece que P1R4T3S ainda está em um estágio de desenvolvimento inicial, até mesmo para um jogo em acesso antecipado. Há uma pouca variação de inimigos, alguns recursos ainda não têm uma função clara e existem poucas naves a serem exploradas. Os bugs também são uma constante, alguns travando o jogador em uma tela cuja única saída é forçar o fechamento do jogo.

Algumas naves possuem condições que dificultam o gameplay, mas o jogo não oferece uma explicação intuitiva dos perigos a serem encontrados.

Desconsiderando o fato de existirem bugs em alguns menus, há muito espaço para a utilização dos diferentes recursos coletáveis em melhorias interessantes. Por agora, o jogo não oferece muita recompensa ao jogador, deixando você ir de nave em nave matando inimigos e coletando itens sem um objetivo.

Certamente existe um potencial em P1R4T3S, mas o jogo parece mais uma mistura de Death Road to Canada com Starflight, falhando em emular os aspectos que fazem desses dois jogos tão bons. Se todo esse potencial for confirmado, esse poderá ser um jogo roguelike bem divertido, porém sem nenhuma inovação aparente ou algum elemento de tirar o fôlego.