Desenvolvido pela Concha Indigo e distribuído pela Minicactus Games, o jogo brasileiro Aokaki disponibilizou uma demo para quem busca um bom título plataforma 2D, resgatando muita nostalgia dos clássicos retrôs. No controle de um ronin isópode de mesmo nome que o jogo, Aokaki nos leva por uma aventura frenética em um mundo repleto de insetos, mas que busca no Japão feudal suas principais referências para contar sua história.
Um guerreiro com um grande senso de justiça que se rebelou contra a tirania de seu Shogun e, ao retornar para sua terra natal após anos de peregrinação, esse ronin se vê diante da destruição causada pelo seu antigo senhor, munido de um misterioso poder fúngico demoníaco capaz de corromper e destruir a vida. O jogador deverá batalhar contra as forças do Shogun e de seus Quatro Generais, afim de pôr um fim à ameaça que assola o povo da província de Sanagi.
Meu caminho ronin
Durante a fase demo disponível na Steam, com outros dois cenários extras, desde o início fica claro que Aokaki possui grande influência de jogos como, por exemplo, Shinobi, Castlevania e Mega Man, do NES, ao mesmo tempo em que busca seguir uma linha muito parecida com The Messenger e Shovel Knight (inclusive com um pequeno acampamento no começo do jogo), na tentativa de atualizar títulos desse gênero para uma nova geração. Mirando no clássico estilo plataforma, com diversos inimigos para atrapalharem seu avanço e muitos obstávulos para serem vencidos, a habilidade, precisão e atenção do jogador será testada a cada etapa da fase.
Com controles responsivos e jogabilidade muito bem trablhada, os desenvolvedores escolheram trazer algumas características retrô para a movimentação do ronin. Dentre elas, seu personagem não se movimenta durante o ataque, fazendo uma breve pausa e que precisa de tempo para ser internalizada, evitando ataques indesejados ou até mesmo quedas inesperadas. O mesmo vale para o sistema de pulo, que depende do tempo em que você mantém o botão pressionado, além de usar o ataque para baixo como estratégia para repelir ameaças, sejam inimigos ou obstáculos, lançando o ronin para cima e fazendo com que você alcance locais mais altos.
Habilidades especiais encontradas pela fase também podem ser equipadas para, por exemplo, usar sua mana para disparar projéteis ou recuperar sua energia. Para completar os comandos, você tem um botão para defesa e outro para dash, completando os elementos estratégicos para você utilizar o riposte, com o pulo, e o counter, com a defesa, criando camadas mais interessantes para o combate. Infelizmente encontrei algumas dificuldades para utilizar esses dois elementos que repelem o dano por conta do timing, mas acredito que esteja em fase de polimento para a versão final do jogo.
Uma viagem no tempo
Aokaki presenteia o jogador com uma belíssima viagem de volta ao passado. Seja pela experiência no gameplay, como comentado acima, ou pela beleza que carrega em sua direção de arte e trilha sonora. Enquanto o level design é muito competente em criar caminhos para explorações verticais, exigindo atenção do jogador para encontrar elementos escondidos, a pixel art é incrível e muito detalhista para representar os cenários. Destaque para o chefão dessa primeira fase, em que os desenvolvedores foram muito competentes em trabalhar seu comportamento e as três fases do combate, tudo com um visual que fecha com chave de ouro a jornada até ele.
A trilha sonora acompanha o crescente que o jogo oferece, com momentos de tensão e trazendo aquele fator nostalgia ao recontextualizar o estilo de trilha e sonoridade que o jogo possui. Experimente todos os movimentos de Aokaki e repare na música ao fundo para que a imersão seja completa, fazendo com que a direção de arte seja complementada com as excelentes escolhas para a trilha. Melhor momento da demo, com toda certeza, foi a luta contra o chefão, com a trilha acompanhando a evolução do combate.
Acesse a página de Aokaki na Steam e baixe a demo para você experimentar esse trabalho incrível, além de valorizar e reconhecer o trabalho dos desenvolvedores brasileiros. Um indie muito competente e que promete ser ainda mais interessante quando estiver completo, pois mesmo nessa prévia breve, já se provou ser interessante e com um bom nível de desafio. Um jogo plataforma para nenhum fã do gênero botar defeito!