Buscando ser um bastião do retorno de um gênero que foi rei durante a década de 1990, principalmente nos PCs, Rise of Industry está por vir ao mundo definitivamente.
A Dapper Penguin, desenvolvedora do jogo, está realmente forçando os limites do que temos de habitual em um tycoon padrão. Nunca antes na história desta indústria vital me senti tão responsável e tendo tantos tentáculos diferentes.
Só deixando aqui o disclaimer que esses tentáculos se referem às capacidades de criar, negociar e gerenciar basicamente todo e qualquer tipo de empresas em uma cidade, seja ela pequena, média, grande ou uma megalópole.
Pode me chamar de J.D. Rockefeller
Rise of Industry segue numa linha semelhante à de Sim City, onde o objetivo é fazer crescer uma cidade ou uma região. O grande diferencial é que aqui você não se encontra mais na posição de prefeito ou um gestor de um município, e sim como um empresário ou empreiteiro talvez (apesar do peso negativo que o termo ganhou aqui no nosso Braza).
E não é o caso de escolher um ramo de negócio e seguir se aprimorando nessa linha. O ponto é que você vai poder (ou precisar) trabalhar em muitas frentes diversas ao mesmo tempo para que seus rendimentos sejam satisfatórios. Desde a obtenção de água, para suprir seus empreendimentos, até levar um produto industrializado para a lojinha final.
Além de construir, sustentar e gerenciar os seus próprios empreendimentos, Rise of Industry ainda cobra de você um nível de planejamento extra. Todas as estradas e posicionamentos das fábricas são absolutamente importantes. Conseguir buscar e entregar seus produtos bem rápido e sem atrapalhar o resto dos processos é essencial.
Meu objetivo É A CONQUISTA!
Claramente, um nível de complexidade como este trazido por Rise of Industry traz alguns pontos aos quais os jogadores devem ficar atentos. O principal deles é o quão complicado é estar a par de tudo o que está acontecendo, apesar do jogo fazer um bom trabalho de exibir as informações.
A situação é que, por exigir que você controle todos os pontos das linhas de produção, você precisa ter uma planilha auxiliar ou contratar assistentes para poder se informar de tudo que precisa se saber. Sendo muito honesto, eu não me senti capaz o suficiente para ter o mínimo nível de excelência com esse jogo.
Rise of Industry é um jogo muito promissor, com um estilo visual diferenciado e agradável, além de um nível de complexidade que eu nunca tinha visto antes. Está longe do produto final, com muita coisa a se resolver. Mas, levando em conta o que se espera de um jogo em early access, é um produto que posso recomendar caso se queira uma experiência intensa. Só gostaria de ter um curso superior dedicado, para ter uma performance melhor.