O marketing é claro e os teraflops estariam aí para provar: o Xbox Series X é mais poderoso que o rival PlayStation 5. Ou será que não? Testes realizados com Assassin’s Creed Valhalla e Devil May Cry 5 mostraram o contrário e a Microsoft confirmou.
O site independente Digital Foundry analisou a performance da nova geração em alguns títulos e encontrou problemas com os novos Xbox. De acordo com o relatório, “o Xbox Series X não está entregando o potencial total que foi prometido”. Especificamente em relação a Valhalla, os analistas foram taxativos: “o PS5 está muito mais próximo dos 60fps a maior parte do tempo, enquanto o Xbox Series X pode engasgar”.
Intriga da oposição? Mídia Sonysta? Nada disso. A própria Microsoft admitiu que tem algo errado. Em um comunicado à imprensa, a empresa revela: “estamos cientes dos problemas de desempenho em um punhado de títulos otimizados no Xbox Series X|S e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal”.
A Microsoft jogou a batata quente no colo dos desenvolvedores. No mesmo comunicado, eles informam que “nossos parceiros estão apenas começando a arranhar a superfície do que os consoles de última geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como aproveitar ao máximo nossa nova plataforma”.
A opinião dos analistas é que essa diferença se deu pelo suporte oferecido pela Sony, que entregou o kit de desenvolvimento do PlayStation 5 com seis meses de vantagem contra seu rival. Entretanto, a discrepância é apenas uma questão de ajuste fino que o Xbox Series X deve recuperar nos próximos meses, com a distribuição de correções nos jogos e uma nova leva de lançamentos para os consoles.