O designer original de System Shock, Austin Grossman, revelou para a Rock Paper Shotgun que a ideia inicial do projeto era mais esquisita do que ela realmente se tornou. De acordo com o profissional, a primeira vez que conversaram com ele sobre as suas referências, seria como “Sonic The Hedgehog no Espaço”.
Grossman afirma que não sabe de onde aquilo surgiu, mas que no fim tudo deu certo. “Este era o conceito original. Eu não sei de quem isso saiu e as razões pelas quais parecia uma excelente ideia para todo o restante da equipe”. O produtor executivo, Warren Spector, afirma não se lembrar disso. “Não tenho nenhuma memória sobre esse assunto. Mesmo repensando em tudo aqui, não vejo. Estranho”.
Longe com System Shock
Vamos ser honestos, se eu fosse Warren Spector e afirmassem que já cogitei que System Shock fosse Sonic The Hedgehog no Espaço, também não confirmaria – afinal de contas, não é uma ideia que deva ser o orgulho de todo o time de desenvolvimento. No fim, Grossman afirma que eles começaram a seguir a direção correta. “Logo a ideia desapareceu. Todos vimos os filmes de Ridley Scott e eu sou um grande fã do trabalho de William Gibson. Passando toda a pretensão e elementos forçados da franquia Ultima, nós só queríamos passar a sensação de sujeira e bagunça futurística um pouco”.