Skip to main content

Ser fã de Silent Hill é viver em sofrimento por uma década, mas esse final de semana foi pesado. Rumores indicavam que a Konami iria fechar sua divisão de jogos, enterrando de vez qualquer possibilidade de retorno da franquia. Felizmente, a própria empresa desmentiu oficialmente essa informação.

Um anúncio publicado no site da produtora desencadeou uma onda de pânico. Na mensagem original, falava-se em reestruturação interna para “responder ao rápido mercado que nos cerca”. Nessa dança das cadeiras, chefes mudaram de postos e divisões de produção estariam sendo remanejadas. Um erro de interpretação levou diversos veículos da mídia a afirmarem que a Konami poderia parar de produzir jogos em definitivo.

Na madrugada de segunda para terça, a produtora japonesa liberou um novo comunicado desfazendo o mal-entendido. De acordo com a declaração, “o anúncio fazia referência a uma reestruturação interna, com Divisões de Produção sendo consolidadas. Nós não ‘desativamos’ nossa divisão de jogos eletrônicos”. Na verdade, o objetivo dessa dança das cadeiras pode agilizar o desenvolvimento dos jogos na Konami. Anteriormente, os departamentos produtivos precisavam reportar à gerência de sua divisão, mas agora os departamentos produtivos estão diretamente ligados à gerência superior, sem intermediários.

Apesar do susto, a Konami segue ignorando franquias como Silent Hill, Castlevania, Metal Gear e Contra, que permanecem na geladeira. Até o momento, o único título em produção para a atual geração de consoles é PES 2022. Enquanto isso, seus departamentos de esportes e máquinas para cassinos trabalham a pleno vapor.