Skip to main content

Com o lançamento do PlayStation 5, a Sony Interactive Entertainment resolveu chutar o pau da barraca e encerrou a produção de quase todos os modelos de PS4 no Japão e no mercado asiático. A partir de hoje, não será fabricado mais nenhuma versão do Pro e eles continuarão trabalhando apenas no Slim de 500GB, da cor Jet Black. Outras versões do Slim também foram encerradas.

A empresa quer focar estritamente na fabricação de consoles PS5, que lançou no dia 12 de novembro de 2020 e segue com problemas de estoque em todo o mundo, incluindo aqui no Brasil. Caso queira comprar um oficial, por exemplo, encontrará prazos de entrega absurdos, jogando a chegada do seu aparelho para os meses de fevereiro e março em diante.

Esse é um grande choque para a indústria, já que a fabricação de aparelhos permanece ainda por um bom tempo após o lançamento de novas plataformas. Um bom exemplo disso é a produção de PS3, que encerrou a sua produção apenas em 2017, mais de 10 anos após a sua chegada no mercado.

Ainda assim, a própria Sony garantiu previamente que manterá o suporte para o PS4 e continuará produzindo jogos, atualizando o aparelho e mantendo os serviços online ao menos por cinco anos. Ou seja, apenas será um pouco mais difícil de encontrar o console para venda, mas em questões de software o investimento continuará por um tempo.

De qualquer modo, os jogadores não perderão tanto com essa atitude da empresa. A grande maioria dos jogos de PlayStation 4 são retrocompatíveis dentro do PS5 e nele você pode aproveitar essa biblioteca disponível, tanto na PS Store quanto se possuir a mídia física dos seus jogos. Nada foi dito sobre o encerramento da fabricação no Ocidente também, porém eles costumam seguir os padrões da matriz e em breve poderemos ter a mesma notícia para este lado do globo.