Skip to main content

A Sony revelou planos de manter o PlayStation 5 ativo entre cinco e sete anos. Esse é um período de tempo que está dentro do padrão das últimas gerações de consoles. No entanto, a empresa entende que o streaming pode ser o futuro dos games.

Tanto o PlayStation 1 quanto o PlayStation 2 reinaram por seis anos até que seus sucessores fossem lançados. Por outro lado, o PlayStation 3 e PlayStation 4 tiveram ciclos de 7 anos. Isto faz com que a previsão da Sony para o PlayStation 5 se encaixe com o padrão atual de duração das gerações de consoles. Porém, devido às inovações no mundo da tecnologia e dos games, surgiram dúvidas quanto ao modelo tradicional e inclusive existem aqueles que acreditam que, em breve, as coisas irão mudar.

Em uma entrevista à GQ Magazine, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, comentou sobre o assunto. “Parece que passei a maior parte do meu tempo na divisão PlayStation escutando as pessoas me dizerem que esta geração será a última porque alguma coisa fará o modelo de consoles redundante”. Jim afirmou ter certeza que essas pessoas são inteligentes e sábias, mas que até agora isto não se provou correto.

O CEO também demonstrou acreditar que o streaming é o futuro na área de games, mas que ainda é cedo para algum planejamento maior. “Visto que estamos levando bem a sério o PlayStation 5, estou bem positivo sobre o que o futuro nos reserva nos próximos cinco, seis, sete anos e… depois disso, quem sabe o que vai acontecer? Eu acho que a nuvem provavelmente se tornará mais importante com o passar dos próximos anos, mesmo que existam desafios quanto aos modelos de negócios e tecnologia. Até que isso aconteça, vamos continuar nossos estudos e investimentos olhando para isso com muito cuidado”.

O PlayStation 5 já está disponível e conta com uma série de títulos já anunciados.