Anotem na sua agenda, no dia 31 de março de 2021 o game Super Mario Maker, de Nintendo Wii U, terá seus servidores desligados de forma definitiva. Os jogadores não conseguirão mais realizar o download ou upload de fases a partir dessa data, assim como acessar o site oficial da companhia que permite visualizar e marcar várias delas.
Para sinalizar o fim de uma era, a página do jogo também foi desativada do website da Nintendo, assim como a versão digital do game não poderá mais ser adquirida a partir do dia 12 de janeiro de 2021. Através do Twitter, a empresa agradeceu por todo o suporte e carinho dos fãs que estão jogando ele desde o seu grande lançamento na plataforma, ainda em 2015.
Beginning on 3/31, it will no longer be possible to upload courses in #SuperMarioMaker for #WiiU. Please see the link below for more information. Thank you to all the players for supporting the Wii U version of the Super Mario Maker game since 2015!https://t.co/aPtUh8QVd6 pic.twitter.com/bZahjD3yK7
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) November 25, 2020
Apesar de estar sendo desativado no Wii U, existe uma versão dele para o Nintendo 3DS que não foi citada em momento algum nos comunicados oficiais. Porém, mesmo sem ter alguns recursos que tinham no console de mesa, ainda há formas de jogá-lo, mesmo se tiver de fazer isso no formato portátil daqui em diante.
Apesar de ter os servidores desativados, todo o conteúdo que você baixou continuará acessível enquanto não apagar os seus dados. E, ainda que ele seja retirado da eShop da plataforma, se você adquiriu ele previamente será possível refazer o download quantas vezes quiser.
Sabemos que é óbvio, mas a empresa também comunicou que isso não afetará, de forma alguma, o jogo Super Mario Maker 2. Lançado no ano passado para o Nintendo Switch, ele é um sucesso na plataforma e conta com muito mais recursos que seu antecessor, incluindo a criação de mapas e vários itens personalizáveis in-game.