Skip to main content

Seus olhos merecem esse colírio: é o clássico Portal (que sempre foi um jogo bonito) recebendo recursos de ray tracing com luz dinâmica. A iniciativa partiu da NVIDIA e a Valve topou adicionar o sistema de RTX ao jogo. Essa nova versão chegará em novembro, na forma de um DLC gratuito para quem tiver o título base. O projeto foi conduzido pelo Lightspeed Studios, que já havia sido responsável anteriormente por Quake 2 e Minecraft com RTX.

O que os desenvolvedores prepararam é quase uma feitiçaria. O jogo original irá rodar ao fundo, mas a ferramenta da NVIDIA vai interceptar a renderização no meio do caminho, substituindo o visual original com um renderizador próprio. Esse renderizador próprio chama-se RTX Mix e a empresa garante que irá disponibilizá-lo na faixa para a comunidade modder. Isso significa que poderemos ver mais versões de jogos antigos rodando no futuro com tecnologia de ray tracing.

Portal como deveria ser

A ideia de Portal foi que qualquer coisa poderia atravessar entre dois portais abertos no espaço. Entretanto, isso não acontecia com fontes luminosas. Agora vai rolar. De acordo com a NVIDIA , “com ray tracing, a luz também pode passar pelos portais. Até mesmo a luz das Esferas de Alta Energia em movimento será lançada através de portais, fazendo com que as sombras mudem enquanto caminha”. Além disso, essa nova versão trará novos modelos inspirados no original, texturas de altíssima resolução e suporte a 4K. É basicamente um remaster gratuito.

A NVIDIA está aproveitando os holofotes, é claro, para vender suas tecnologias e promover a novíssima placa gráfica GeForce RTX 40 Series. Entretanto, o jogador não precisará de uma GPU de última geração para curtir Portal com ray tracing: as melhorias estarão disponíveis em qualquer placa de entrada com suporte à tecnologia, inclusive as da concorrência. De qualquer forma, só temos a agradecer à NVIDIA pelo mimo oferecido e o renascimento de um título inesquecível.