Após a significativa queda no mercado causada pela pandemia do COVID-19, a Niantic criou uma iniciativa em Pokémon GO para ajudar 1000 pequenas empresas ao redor do mundo durante o momento difícil, chamada de Recuperação de Negócios Locais.
O projeto visa que os jogadores possam indicar seus negócios locais e comércios favoritos, como: cafés, restaurantes, livrarias entre outros para serem patrocinados no jogo por um ano, proporcionando assim uma promoção gratuita e tráfego de pedestres dos jogadores.
You nominated your favorite small and medium sized businesses for the Niantic Local Business Recovery Initiative, and we’ve got our first 1000 businesses for the program! Learn more here: https://t.co/xNTl4863ps pic.twitter.com/5DSkJaXbLy
— Niantic (@NianticLabs) October 5, 2020
Segundo a Niantic, mais de 38.000 pequenas empresas locais foram nomeadas por jogadores nos Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e Japão, contudo a empresa teve de reduzir seus indicados a 1.000 participantes espalhadas por esses 5 países.
Em um comunicado, a gerente de produto sênior da Niantic, Carla Li, explicou que a iniciativa é “projetada para destacar muitas empresas locais queridas pelos jogadores e que foram impactadas negativamente pela pandemia global”. Além disso, Li explicou que para cada uma escolhida pela Niantic “tornar-se um local patrocinado aumentará a conscientização e ajudará na recuperação das empresas e das comunidades que atendem”.
Pokémon GO teve que se adaptar às circunstâncias da pandemia COVID-19, como mudar seu Go Fest anual para um ambiente totalmente virtual pela primeira vez e fazer alterações no jogo para acomodar o distanciamento social e evitar aglomerações. No entanto, a Iniciativa de Recuperação de Negócios Locais é uma parte do compromisso da empresa em usar a plataforma Pokémon GO para ajudar suas comunidades e seus jogadores em tempos difíceis.