Já tem gente comemorando, já tem gente surtando, mas vamos aos fatos: o aparente desbloqueio do PlayStation 5 não é muito útil no momento. O modificador de hardware Lance McDonald tem seus motivos para celebrar a façanha, porque conseguiu ir aonde ninguém foi antes, porém ainda é cedo para se dizer que se abriu uma nova era para o console da Sony. O “jailbreak” obtido pelo entusiasta vale somente para uma versão obsoleta do sistema operacional do PS5 e só permite leitura e escrita, não execução de programas. Ou seja, não serve pra jogar.
Lance McDonald conseguiu explorar uma brecha no User Guide online da plataforma. A partir daí, foi possível ler um código customizado que abriu as configurações de debug do console. Uma vez com esse tipo de acesso, o modder foi capaz de baixar a lendária demo P.T., que já está indisponível oficialmente para qualquer usuário do PS5. A brincadeira, entretanto, para nesse ponto, sem maiores consequências.
PlayStation 5 vai seguir o caminho de seus antecessores?
Treino é treino, jogo é jogo. Embora a demo P.T. tenha sido baixado para o PlayStation 5 modificado, Lance McDonald não conseguiu jogá-lo. Isso acontece porque o acesso foi desbloqueado para leitura e escrita no disco, mas não vale para executar qualquer tipo de programa. Então, não, você não vai conseguir instalar o Linux no seu console por enquanto. McDonald também admite que a brecha é “bastante instável”
Além disso, a brecha que permitiu o desbloqueio parcial do console só funciona até a versão 4.03 do firmware. Essa versão foi descontinuada no final de 2021 e a Sony já fechou os caminhos utilizados pelo modder tem meses. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre o caso.