Skip to main content

Uma pesquisa realizada pelo Video Game History Foundation revela que 87% de todos os jogos de videogames já criados não estão disponíveis de nenhuma forma oficial – nem nos computadores ou consoles de mesa, seja mídia física ou virtual. A sua grande maioria são títulos lançados antes de 2010, quais seguem perdidos.

Eles revelam que a parcela é minúscula se analisarmos toda a história da mídia. “Apenas 13% da história dos videogames está sendo representada pelo atual mercado. De fato, nenhum período de todo o caminho desta mídia sequer alcançou uma representação de 20%”. O número preocupa, já que mesmo com as adaptações e ports de franquias antigas, muitas delas permanecem perdidas no tempo.

Uma pesquisa importante

Vale notar que isso não está englobando os emuladores e as diversas representações em consoles e arcades que carregam muitos deles em seus sistemas. A pesquisa apenas revela que estes jogos poderiam ser disponibilizados de algum modo, seja via serviço ou de forma adquirida individualmente – para manter o seu legado vivo.

Um bom exemplo é a biblioteca do Nintendo 3DS e Wii U, quais tiveram sua loja digital descontinuada e afundou diversos jogos exclusivos da plataforma com ela. Ainda que tenhamos o port de alguns deles para o Switch ou outros consoles, não há mais forma de obter milhares deles que foram lançados de forma digital.