Skip to main content

O órgão europeu PEGI, responsável por classificar a faixa etária dos games na região, classificou Final Fantasy XVI para maiores de 18 anos. Obviamente isso poderá ser alterado com o tempo, já que o desenvolvimento do título ainda não chegou ao fim. Porém, que isso gerou um impacto e curiosidade nos fãs, é inegável.

O único jogo classificado nessa categoria de toda a franquia foi Final Fantasy Type-0, original de PSP e depois acabou remasterizado para o PlayStation 4 e Xbox One. Para terem uma ideia, aqui no Brasil por exemplo, Final Fantasy VII Remake que tem sua parcela de mortes e temas pesados, recebeu a classificação para maiores de 14 anos. O 15 teve classificação para 12 anos.

Sendo uma faixa rara na franquia, isso empolgou muitos dos apaixonados para imaginar o que vem por aí. Vale lembrar que os anteriores da franquia numerada contavam com protagonistas mais jovens como Noctis e Lightning, o que tentou popularizar a série. Apesar dos seus méritos, ainda sobram reclamações e parece que o rumo tomado será outro dessa vez.

Além de ser algo raro para a série, isso também não é o costumeiro da Square Enix. Com poucos games dentro dessa faixa como Parasite Eve, The Last Remnant e a franquia Hitman, ninguém esperava que uma sequência numerada de FF chegasse neste patamar.

Lançamento exclusivo do PlayStation 5, Final Fantasy XVI está em produção desde 2016 e o jornalista Jason Schreir, que tem bastante influência interna no mercado, afirmou que ele virá mais cedo do que todos esperam. Confesso que seria um grande alívio, já que o 15º game levou 10 anos para ser produzido. Também se espera mais detalhes da segunda parte de Final Fantasy VII Remake, porém nada foi dito até o momento.