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Entre 23 de fevereiro e 07 de junho, os tickets relacionados ao segmento de games aumentaram em 43%. Foi o que mostrou a última atualização da pesquisa Benchmark Snapshot, que analisa quinzenalmente o impacto da COVID-19 no comportamento do consumidor e nas centrais de atendimento de mais de 23 mil empresas que usam Zendesk. O canal mais usado para essa interação entre cliente e fornecedor continua sendo a mensageria, ou seja, os canais de conversação em tempo real.

O WhatsApp segue como líder absoluto, com aumento de 148% de interação neste mesmo período. Na sequência, aparece o chat com +26% e as redes sociais, com +21%. Os chamados de clientes vindos pelos canais tradicionais de atendimento, como telefone, seguiram na direção contrária e caíram em 7%.

As pequenas e médias empresas tiveram, também no período de 23 de fevereiro a 07 de junho, uma movimentação 62% maior com seus clientes via WhatsApp, enquanto que as grandes companhias chegaram a 214% de crescimento neste canal. Outros meios de conversação assíncronos também tiveram alta durante a pandemia, como mostra a tabela abaixo: