Skip to main content

De acordo com o desenvolvedor Lorne Lanning, da Oddworld Inhabitants, a chegada de Soulstorm na PS Plus em 2021 foi uma completa tragédia dentro do estúdio. A empresa estava necessitando de apoio financeiro, qual foi prontamente atendida pela Sony Interactive Entertainment, sob o contrato de liberar o título para ficar um mês gratuito em sua assinatura online.

Porém, o resultado disso foi “devastador”, segundo suas próprias palavras. A equipe estimava que o lançamento fosse em janeiro de 2021, com o número estipulado de 100 mil downloads na plataforma. Isso resultaria em mais vendas nos meses seguintes, considerando que havia falta de PlayStation 5 no mercado neste período. Porém, a pandemia atrasou o projeto e ele foi lançado em abril do mesmo ano, quando o console estava vendendo como água. O resultado foram 4 milhões de downloads gratuitos e pouquíssimas vendas de fato.

O problema em Oddworld Inhabitants

O principal problema para Lanning na liberação de Oddworld: Soulstorm no plano foi que o acordo previa que eles ganhassem um pouco mais do que previam no lançamento. Considerando as críticas positivas, eles pensavam que nos meses seguintes iam recuperar o dinheiro com uma venda massiva do título. Enfim, não foi isso o que ocorreu e na verdade o retorno financeiro, de acordo com o profissional, foi minúsculo e não compensou pelas circunstâncias.