Skip to main content

NVIDIA anunciou hoje o NVIDIA DLSS 3, um multiplicador de desempenho movido a inteligência artificial que inicia uma nova era de renderização neural da NVIDIA RTX para jogos e softwares.

O DLSS 3 tira proveito do pioneirismo da empresa em técnicas de super-resolução aceleradas por IA para oferecer excelente qualidade de imagem e até 4x o desempenho da renderização por força bruta, além da capacidade de resposta rápida que define uma experiência de jogo completa.

A tecnologia foi revelada hoje durante o GeForce Beyond: Special Broadcast na GTC, que também apresentou as GPUs GeForce RTX Serie 40 baseadas na nova arquitetura NVIDIA Ada Lovelace.

DLSS é uma das nossas melhores invenções e tornou possível o Ray Tracing em tempo real. O DLSS 3 é outro salto quântico para jogadores e criadores”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Nosso trabalho pioneiro em renderização neural via RTX abriu um novo universo de possibilidades no qual a IA desempenha um papel central na criação de mundos virtuais.

O DLSS 3 já está recebendo amplo suporte do ecossistema de jogos, com mais de 35 jogos e aplicativos integrando a tecnologia.

DLSS 3: o multiplicador de desempenho, alimentado por IA

A combinação de tecnologias de Ray Tracing e IA revolucionou os videogames ao fornecer simultaneamente melhorias significativas na qualidade da imagem, juntamente com grande aprimoramento no desempenho – um feito inédito antes das GeForce RTX.

Alimentado por Tensor Cores de quarta geração e por um novo acelerador de fluxo óptico nas GPUs GeForce RTX 40 Series, o DLSS 3 é a mais recente iteração da aclamada tecnologia Deep Learning Super Sampling da empresa e apresenta um novo recurso chamado Optical Multi Frame Generation.

Optical Multi Frame Generation gera quadros inteiramente novos, em vez de apenas pixels, proporcionando aumentos de desempenho surpreendentes. O novo acelerador de fluxo óptico incorporado à arquitetura NVIDIA Ada Lovelace analisa duas imagens sequenciais no jogo e calcula dados de vetor de movimento para objetos e elementos que aparecem no quadro, mas não são modelados por vetores de movimento de mecanismo de jogo tradicionais. Isso reduz drasticamente as anomalias visuais quando a IA renderiza elementos como partículas, reflexos, sombras e iluminação.

Pares de quadros de super-resolução do jogo, juntamente do motor gráfico e de vetores de movimento de fluxo óptico, são então alimentados em uma rede neural convolucional que analisa os dados e gera automaticamente um quadro adicional para cada quadro renderizado pelo jogo – algo inédito na renderização de games em tempo real. A combinação dos quadros gerados por DLSS com os quadros de super-resolução DLSS permite que o DLSS 3 reconstrua sete oitavos dos pixels exibidos com IA, aumentando as taxas de quadros em até 4x em comparação com quando a tecnologia está desativada.

Como a geração de quadros DLSS é executada como um pós-processamento na GPU, ela pode aumentar as taxas de quadros mesmo quando o jogo tem um “gargalo” pela CPU. Para jogos limitados na CPU, como aqueles que exigem muita física ou envolvem mundos grandes, o DLSS 3 permite que as GPUs GeForce RTX da série 40 renderizem o jogo em até duas vezes a taxa de quadros do que a CPU é capaz de processar o jogo.

As integrações DLSS 3 também incorporam a tecnologia NVIDIA Reflex, que sincroniza a GPU e a CPU, garantindo ótima capacidade de resposta e baixa latência do sistema.

Desenvolvedores de jogos já utilizam DLSS 3. A tecnologia estará presente, em breve, em mais de 35 jogos e aplicações

O poder revolucionário do DLSS 3 é uma benção para desenvolvedores de jogos que desejam expressar sua visão artística. A tecnologia está chegando aos motores gráficos mais populares do mundo, como Unity e Unreal Engine.

O DLSS 3 também recebeu apoio de muitos dos principais desenvolvedores de jogos do mundo, com mais de 35 jogos e softwares anunciando suporte à tecnologia. Como o DLSS 3 se baseia nas integrações do DLSS 2, os desenvolvedores de jogos podem habilitá-lo rapidamente em títulos existentes que já suportam DLSS 2 ou NVIDIA Streamline.

DLSS 3 em 12 de outubro

O DLSS 3 está presente nas GPUs GeForce RTX Série 40 e será lançado em 12 de outubro com a disponibilidade das GPUs GeForce RTX 4090. Mais detalhes estão disponíveis em GeForce.com ou NVIDIA.com, incluindo detalhes sobre GPUs GeForce RTX Serie 40 e da tecnologia NVIDIA DLSS.