Skip to main content

Após começar a remover vários jogos do Wii U, como Pikmin 3 por exemplo, o alvo da Nintendo agora é começar a cortar alguns recursos do 3DS. Toda a linha DSiWare, que trazia jogos do portátil DS para o aparelho através da eShop, foi removida do catálogo de forma súbita.

Você ainda consegue acessar a página e ver os títulos que ela trazia, mas no momento que tentar adquirir vai surgir uma mensagem “Este software está indisponível” e a compra não prosseguirá. Apesar da atitude, se você ainda possuir um DSi, poderá comprar na plataforma de forma normal.

Se você comprou alguns deles anteriormente ou os tem na biblioteca já, não se preocupe. Os games continuarão disponíveis no seu aparelho e, através da sua conta, você poderá realizar o download quantas vezes forem necessárias para continuar jogando.

Entre os jogos que já estão indisponíveis, estão clássicos como Shantae: Risky’s Revenge, Dr.Mario Express, Mr.Driller: Drill Till You Drop, Zenonia, Asphalt 4 e vários outros. Como pode perceber, a Nintendo não poupou nem os games da própria linha da empresa e nem os first-parties se salvaram do corte.

Em 2020, o 3DS atingiu a impressionante marca de 76 milhões de unidades vendidas, o que tornou o aparelho ainda mais popular e que ainda possui uma gigantesca biblioteca à sua disposição. Porém, com o lançamento do Switch em 2017, a empresa está focando todos os seus times para o desenvolvimento de jogos e facilidades para a plataforma, deixando as demais completamente de lado e cortando vários dos seus serviços ao longo do tempo.