O produtor Naoki Yoshida, conhecido por ser o responsável pela ascensão de Final Fantasy 14 e uma das maiores mentes que nos trará Final Fantasy 16, afirmou que o primeiro jogo que trabalhou foi abruptamente cancelado. Em entrevista, ele diz que isso ocorreu durante a transição entre a Enix e a Squaresoft. Sendo um dos funcionários da Enix, ele tentou manter o projeto, mas foi impactado pela mudança.
O profissional diz que trabalhava em um título online para computadores, porém a nova Square Enix exigiu que o projeto fosse adaptado para o PlayStation 2. Comparado ao PC, o PS2 não tinha uma capacidade tão grande de rodá-lo e mesmo contando com a ajuda da equipe que voltou a trabalhar com ele em FF11, tiveram bastante dificuldades para o port que a empresa decidiu cancelar todo o jogo.
A volta por cima de Naoki Yoshida
Para a sorte da Square Enix, Naoki Yoshida não desistiu de sua carreira ali e trouxe um dos maiores sucessos da história dos MMORPGs. Apesar de Final Fantasy 16 ainda não ter deixado claro ao que veio, os fãs também esperam bastante dele, principalmente pela presença do produtor dentro do desenvolvimento. Vem algo épico por aí.