A desenvolvedora Mojiken, em conjunto com a produtora Toge Productions, adiaram o seu título A Space for the Unbound para uma data indeterminada. De acordo com eles, a razão para isso são as “práticas predatórias” da PQube dentro do mercado de games, que segundo suas informações recebeu dinheiro para ajudar pequenos projetos e acabou utilizando para aumentar o seu valor dentro da indústria.
O comunicado é repleto de acusações pesadas. “No ápice da pandemia de COVID-19 em agosto de 2020, a produtora usou nossa posição como desenvolvedora indie da Indonésia para obter dinheiro do fundo de diversidade de uma conhecida plataforma de games. A intenção deste fundo é auxiliar estúdios pequenos, especialmente durante um período tão delicado. Apesar disto, ao invés de repassar o dinheiro, a PQube Games intencionalmente não nos informou de nada e usou o investimento para seu próprio ganho comercial. Ela escondeu os fatos e usou o valor para negociar seus contratos de renovação. Só descobrimos tudo isso em março de 2022”.
O coração partido da Mojiken
No restante do relato que publicaram, a Mojiken afirma estar de coração partido e diz ter perdido a confiança na PQube. Até o momento, a produtora não se pronunciou sobre o caso e isso promete ser mais um capítulo da novela mexicana que se encontra a indústria dos games ultimamente. A Space for the Unbound, que foi anunciado em 2015, segue sem uma data de lançamento por enquanto.