A Microsoft parece não estar interessada em otimizar a experiência de usar o Windows 11 em um Steam Deck, dando voltas em usuários que pedem uma melhoria no sistema operacional dentro da plataforma. Todos sabem que ele não é o SO nativo do portátil da Valve, mas instalam de forma irregular e estão pedindo que exista um suporte oficial para poder rodá-lo melhor por lá. No entanto, parece que isso não ocorrerá.
O autor da adaptação revelou que isso foi um projeto realizado em um hackaton, mas não teve nenhum passo adiante disso. Ele até comenta que tentou conversar com autoridades da companhia, mas não chegou a lugar algum. “Phil Spencer foi muito simpático e tentou me redirecionar para pessoas que poderiam me auxiliar, mas toda a equipe estava ocupada naquele momento”.
A Microsoft quer se manter distante
Vale notar que a Microsoft não precisa necessariamente estar disposta a comprar uma briga com a Valve para desenvolver algo que eles não querem para o seu produto. Considerando que a companhia já desenvolveu um sistema próprio para o seu portátil, é bater de frente com quem não tem nenhuma relação com isso. Seria o mesmo de discutirmos a razão pelo Nintendo Switch não ter o mesmo SO que um PlayStation 4, por exemplo – então, não há forma disso seguir em frente apropriadamente.