Skip to main content

A Microsoft está revogando o acesso do modo de desenvolvedor de milhares de usuários no Xbox Series e Xbox One. A razão disso é a utilização do recurso para rodar emuladores nos consoles, o que desvirtua completamente a intenção de liberar o uso para o público geral. A regra agora é clara: se a pessoa afiliada ao Partner Center não subiu nenhum software na Loja Xbox nos últimos 90 dias, seu acesso estará negado no sistema.

O movimento foi ousado e claramente vai abrir uma chuva de reclamações dos saudosistas, que veem na plataforma uma grande ferramenta para emulação. Do Game Boy Advanced até games do primeiro PlayStation rodando com upscaling para 4K, os fãs tinham acesso a ROMs e plataformas sem a menor necessidade de hackear o sistema operacional do aparelho.

Até o momento a Microsoft não se pronunciou oficialmente sobre a retirada, porém não espere que ela vá mudar de ideia sobre o assunto. Principalmente se considerarmos que a empresa pode até perder parcerias ou contratos se as demais desenvolvedores ou produtoras se sentirem prejudicadas pela facilidade oferecida pelo próprio Xbox. De qualquer forma, se você ainda tem acesso, aproveite enquanto há tempo.