Skip to main content

A Microsoft anunciou nessa segunda-feira (21) a aquisição da ZeniMax Media, empresa mãe da produtora Bethesda Softworks, por nada menos que 7.5 bilhões de dólares em dinheiro.

Com a compra, a divisão Xbox passa a ser proprietária de estúdios e marcas de peso no mundo dos jogos. A movimentação envolve as desenvolvedoras Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, totalizando cerca de 2300 profissionais ao redor do mundo. Além disso, franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, DOOM, Dishonored, Prey, Quake e mais entram para o catálogo de propriedades intelectuais sob a tutela da Microsoft.

A aquisição terá impactos visíveis para os jogadores. Entre as mudanças prometidas por Phil Spencer, diretor do Xbox, está a ida das franquias da Bethesda para o Xbox Game Pass, para PC e console. Além disso, a Microsoft está de olho nos futuros títulos da produtora. Starfield, o prometido épico espacial da Bethesda, foi mencionado no comunicado e pode ser lançado como um exclusivo de PC e Xbox Series X quando estiver pronto.

Segundo o executivo, “todo o excelente trabalho deles continuará e crescerá e estamos ansiosos para capacitá-los com os recursos e suporte da Microsoft para expandir suas visões criativas para mais jogadores de novas maneiras para você”.

Todd Howard, o todo-poderoso da Bethesda, também celebrou a aquisição. Ele declarou que “compartilhamos uma profunda crença no poder fundamental dos jogos, em sua capacidade de conectar, fortalecer e trazer alegria”. Howard acrescentou que “não podemos pensar em um grupo melhor de pessoas para fazer isso do que aqueles no Xbox”.