Não é mistério para ninguém que o Natal pode ter sido meio amargo para quem esperava pelos consoles de nova geração vindo através do Papai Noel. Com pouquíssimas unidades de PlayStation 5 e Xbox Series X|S no mercado, alguns conseguiram o aparelho para a data, mas muitos não. Porém, Phil Spencer afirmou em um podcast junto ao Major Nelson que ao menos a Microsoft está a todo vapor na produção de mais videogames.
Ele disse que está sendo muito questionado nas redes e o público não compreendeu a complexidade do trabalho ainda. “Algumas pessoas me perguntam ‘porque não construíram mais?’, ‘porque não começaram mais cedo?’, ‘porque não realizaram o envio antes?’, todo esse tipo de coisas. É realmente apenas uma questão de física e engenharia. Não estamos nos segurando. Nós estamos os produzindo o mais veloz que podemos. Todas as linhas de montagem estão funcionando”.
Spencer também esclareceu que está em constante contato com as demais parte para nada impedir a fabricação de mais consoles. “Na semana passada eu estava no telefone com Lisa Su, da AMD, perguntando ‘como podemos conseguir mais?’. É algo que estamos trabalhando constantemente”.
Porém, segundo o chefe da divisão Xbox, a demanda realmente está acima do esperado. “Não somos apenas nós, jogos eletrônicos realmente se destacaram em 2020. Obviamente, o PlayStation 5 também teve um estoque muito limitado. Quando você observa as placas de vídeo da AMD e da NVidia, não tem como negar o quanto aumentou o interesse em relação aos games e a venda dos consoles é um sinal disso. O hardware está em falta, mas é nisso que estamos trabalhando o máximo que podemos. As equipes estão 100% dedicadas a essa questão. Agradeço a paciência das pessoas enquanto trabalhamos para fabricar mais unidades”.
Até o momento, nem o Phil Spencer e nem mesmo a Microsoft ofereceram uma data para suprir os estoques do mundo todo. Apesar de sua afirmação, é apenas uma sequência daquilo que o próprio Spencer disse no mês de lançamento do Xbox Series X|S, se desculpando pela falta de aparelhos. Apesar de já termos iniciado 2021 e passado dois meses, não há uma previsão para essa ação ser concretizada fora do papel.