O vice-presidente de desenvolvimento de projeto da divisão Xbox, Lori Wright, foi chamado para depor no caso Epic Games VS Apple e acabou revelando um detalhe muito interessante da Microsoft. Ele admitiu que a empresa nunca teve lucro na venda dos consoles de mesa, desde o primeiro aparelho até esta nova geração. Isso pode chocar algumas pessoas, mas não é uma prática tão incomum no mercado quanto todos imaginam.
Wright foi bem categórico ao afirmar que a empresa não ganhou nem R$1 com as vendas, mas sim o contrário. “Não ganhamos. Nós vendemos o console já perdendo”. Apesar da informação, muitas das fabricantes fazem isso para incentivar a venda de outros tipos de produtos para compensar esse prejuízo. Controles adicionais, acessórios, jogos exclusivos entre outros vendidos em massa garantem que tenham um retorno financeiro.
O que surpreende nessa declaração do funcionário da Microsoft é que, de acordo com o tempo e a queda de insumos para a fabricação dos videogames, em algum momento eles deviam lucrar com as vendas. Sorte dela que a divisão Xbox não é a principal e eles têm várias outras vertentes para segurar a barra, senão já não teríamos um competidor a altura da Sony e do PlayStation.
Este tipo de revelação é incomum no mercado, já que nenhuma empresa quer assumir que está perdendo dinheiro. Em alguns casos até ocorre, mas de forma mais singela. A própria Sony já declarou que não lucraria com o PlayStation 5 nos primeiros meses de vendas e isso é até compreensível, já que foram anos de desenvolvimento e de gastos para cobrir em pouco tempo. Mas a sua concorrente chutou o pau da barraca e teve de falar mais do que queria.
Atualmente o mercado não está tão favorável para a Microsoft, tampouco para a Sony. A falta de materiais está atrasando a entrega de Xbox Series e PS5, deixando os fãs esperando mais do que o normal para comprar os aparelhos da nova geração. Consequentemente, os lucros também demorarão a chegar e isso pode virar uma bola de neve no futuro.