Acontece neste final de semana as finais regionais da Liga Escolar Brasileira de Esports, que reúne escolas públicas e particulares no maior torneio estudantil do país. O campeonato que é dividido em macrorregiões, norte/nordeste, centro-oeste, sul e sudeste, é 100% online e só participam alunos regularmente matriculados e que comprovem o rendimento escolar acima da média.
Das mais de 4 mil escolas inscritas este ano, com perto de 5 mil alunos que disputaram a primeira etapa seletiva no ínicio do mês, os 90 melhores de cada macrorregião jogarão em busca de se classificarem para a grande final nacional no dia 26 de Julho, onde teremos jogadores de todas regiões.
Com relação a mudança de jogo deste ano, Gabriel Vinícius, CEO da PlayMatch, comentou que “este ano escolhemos o Fortnite para o torneio, pois entendemos que ele amplia ainda mais o caráter democrático de participação de qualquer aluno, pois pode ser jogado em diversas plataformas (consoles, pc e mobile), assim mais alunos de 13 a 18 anos puderam se inscrever.”
A Liga que é uma iniciativa da PlayMatch, é um elo de ligação entre jovens, educadores e pais, uma vez que mostra de forma prática como os games e esports, podem auxiliar no incentivo aos estudos, pois para participar os inscritos tem que apresentar uma declaração dos responsáveis, da escola e é claro comprovar que tem um bom desempenho em aula.
“Criamos este formato, que envolve os pais e a escola, além do aluno, pois vemos que ainda existe um grande preconceito contra games e esports em geral. Ainda é muito comum, encontrar jogadores que tem ou tiveram dificuldade em seguir esta carreira devido a falta de conhecimento dos pais e entendemos que muitos antes mesmo de se consolidarem, acabaram abandonando a escola, que é muito importante na formação profissional de qualquer pessoa.” Declarou Edilson Fernandes, um dos fundadores da Liga Escolar Brasileira de Esports.
Criada para ser uma competição para estimular no aluno o que já é parte de sua rotina casual (jogar), a Liga Escolar quer trazer uma forma positiva para extrair melhores resultados acadêmicos, gerando motivação e até perspectivas para as novas profissões que estão surgindo relacionadas ao universo dos games e esports.
A Liga tem o patrocínio da ASUS que busca aproximação e interação com um público mais jovem e pode desenvolver um incentivo à educação como um todo através de sua linha de produtos ROG que foi criada e desenvolvida especificamente para quem esta começando.
As transmissões da segunda etapa, acontecerão neste final de semana nos dias 18 e 19 com a Grande Final Nacional em 26 de julho, e também fará uma campanha para dar a oportunidade a streamers iniciantes de serem selecionados para transmitirem o conteúdo em seus canais, cedendo, portanto, os direitos de imagem da Liga Escolar pontualmente. Serão 40 streamers no total, 10 em cada plataforma: Facebook Gaming, Twitch, Youtube Gaming e NimoTV, alcançando um maior número de espectadores.
LIGA ESCOLAR BRASILEIRA DE ESPORTS – FINAIS REGIONAIS
REGIÃO |
DATA |
HORÁRIO |
SUL |
18 JUL |
10:00 |
SUDESTE |
18 JUL |
16:00 |
NORTE/NORDESTE |
19 JUL |
10:00 |
CENTRO- OESTE |
19 JUL |
16:00 |
Os 90 melhores de cada região disputarão 06 partidas onde os 23 melhores avançam para a grande final nacional.
Final Nacional (26 de Julho – 12hs): 23 melhores jogadores de cada macrorregião, totalizando 92 jogadores finalistas.
PREMIAÇÕES POR COLOCAÇÕES
1º – Bolsa integral PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 10.000
2º – Bolsa integral PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 4.000
3º – Bolsa integral PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 2.500
4º – Bolsa integral PlayMatch PRO + Pacote V-Bucks 1.000
5º ao 15º – Bolsa parcial (70%) PlayMatch PRO
16º ao 50º – Bolsa de 50% no PlayMatch PRO
51º ao 100º – Bolsa de 30% no PlayMatch PRO
Streamers iniciantes ou avançados poderão transmitir as finais: confira as informações aqui.