Skip to main content

Se você tem o seu fiel Xbox 360 ao seu lado e gostaria de continuar jogando os modos online de Halo, se apresse. A 343 Industries anunciou que, em dezembro de 2021, estará encerrando os servidores de Halo: Combat Evolved Anniversary, Halo 3, Halo 3: ODST, Halo: Reach, Halo 4, Spartan Assault e Halo Wars. Pois é, desligarão tudo relacionado ao Master Chief na plataforma.

Para firmar a decisão da empresa, todos estes jogos já foram retirados da loja online do Xbox. Ou seja, se você tem a mídia física ou já comprou a digital previamente, conseguirá jogar tranquilamente. Caso não, o tapete já foi puxado e vamos admitir que será cada vez mais difícil encontrá-los por aí em preços acessíveis.

A desenvolvedora atribui sua atitude à queda de jogadores na plataforma. “O número de usuários utilizando o serviço dos jogos de Xbox 360 estão decaindo mês após mês, criando um desequilíbrio na balança entre o tempo e equipe voltada à manutenção contra o impacto na comunidade do jogo”.

No pronunciamento, eles afirmam que estão ouvindo os fãs, mas que a decisão já foi tomada. “Não tem como dizer que não valorizamos todas as formas de se jogar Halo, nós absolutamente damos valor. Porém, como em qualquer negócio, nossa equipe continua atribuindo vários recursos nesta necessidade, mas acabarão priorizando em áreas e oportunidades onde causam mais impacto”.

Além disso, afirmaram que não adianta nadar contra a correnteza das gerações. “Enquanto esses jogos continuam a envelhecer, tendo substitutos mais modernos e que oferecem uma experiência maior, cada vez menos pessoas investem no legado dos títulos originais. As vendas digitais diminuíram consideravalmente e as físicas foram encerradas ainda em 2018”.

Porém, se você possui um Xbox One ou um PC, eles manterão o suporte para Halo: The Master Chief Collection, que une todos estes games em uma coletânea só. Com a Season 5 iniciando em 2021, eles têm planos de manter os serviços até a Season 10, qual será um ponto de decisão para avaliarem se continuarão oferecendo suporte ou se os fãs estarão em outros passos.