Jim Ryan, atual CEO do braço de entretenimento da Sony Corp., anunciou ontem (27) que está se aposentando. Contratado inicialmente para supervisionar a parte financeira da PlayStation na Europa, Jim foi subindo de cargo gradativamente nos seus 29 anos de empresa.
No seu comunicado de despedida, Jim disse o seguinte:
“Após 30 anos, tomei a decisão de me aposentar da SIE em março de 2024. Adorei a oportunidade de ter um emprego que adoro em uma empresa muito especial, trabalhando com ótimas pessoas e parceiros incríveis. Mas tenho achado cada vez mais difícil conciliar viver na Europa e trabalhar na América do Norte. Partirei tendo o privilégio de trabalhar em produtos que tocaram milhões de vidas em todo o mundo; O PlayStation sempre fará parte da minha vida e me sinto mais otimista do que nunca em relação ao futuro da SIE. Quero agradecer a Yoshida-san por depositar tanta confiança em mim e por ser um líder incrivelmente sensível e solidário.“
Quem assume o cargo de Jim Ryan:
Antes de se tornar o chefão da parte de entretenimento, Jim Ryan atuava como chefe global de vendas e marketing, cargo ocupado hoje por Eric Lempel. Como o braço de entretenimento da Sony é a parte mais lucrativa da empresa hoje, o plano de sucessão vai demorar um pouco.
Hiroki Totoki, atual Diretor Financeiro da Sony Corp., assumirá o cargo de Jim Ryan de maneira provisória até que o conselho nomeie um representante definitivo para a posição. Jim vai permanecer em atividade até o dia 31 de Março de 2024, último dia do atual ano fiscal.
Agora a companhia inicia um longo processo seletivo para determinar quem assumirá a posição de modo permanente. Dois dos principais nomes cotados internamente são Eric Lempel e Kiichiro Urata, ex-CEO da Capcom que entrou na PlayStation recentemente.