Skip to main content

Após as várias acusações de incentivo do uso de loot boxes, a Electronic Arts resolveu virar o jogo e agora está vendendo seus itens cosméticos de FIFA 21 fora do sistema. Uma atualização chegou ao título no dia 01 de maio e trouxe a seção Estádio, onde você pode encontrar novos equipamentos, temas e TIFO de forma isolada e até mesmo um pacote com todos estes itens inclusos.

Esta é a primeira vez que a EA abre mão do seu sistema, mais por pressão dos governos do que pela falta de lucro. Reconhecida como aposta, a função de loot box começou a ser extremamente criticada na geração PS4/Xbox One pela prática de vários estúdios que faziam o público continuar gastando para conseguir os itens de seus personagens favoritos.

Apesar da ação, muitos jogadores de FIFA 21 estão reclamando que os preços não estão nada amigáveis e continuam incentivando os valores mais em conta da programação randômica. Em relação a isso, em protesto à decisão da EA, muitos deles estão vendendo os mesmos itens no mercado de transferência a valores muito inferiores para que ninguém precise pagar o valor cheio.

Este ato inédito pode mudar de vez o mercado que eles ajudaram a crescer. Porém, não é apenas no futebol que isso está presente, já que Madden NFL e a série NHL também contam com o sistema. Se no futuro veremos os cards do FUT e outros recursos vendidos separadamente ainda é incerto, porém isso parece um bom sinal para quem não tem paciência ou dinheiro para comprar vários pacotes desejando vir algo que nunca chega.

E mesmo que a Electronic Arts faça isso, ainda há um longo caminho para vermos os jogos pararem de utilizar este recurso para faturar. Não sendo encontrado apenas nos games de esportes, os de tiro também passam pelo mesmo problema e, principalmente, os mobile. Ou seja, este é um passo importante com FIFA 21, mas ainda temos chão até o fim disso.