Skip to main content

O documentário Insert Coin está chegando em formato digital para recontar um pedaço precioso da história dos jogos eletrônicos. A produção entrevistou veteranos e resgatou a lenda da produtora e desenvolvedora Midway Games.

Quem viveu os anos 80 e 90 bate o olho e reconhece a marca Midway Games. Quem não viveu essa era dos fliperamas, certamente conhece Mortal Kombat. Foi ali no coração desse estúdio que surgiram esse e outros sucessos instantâneos dos arcades, como Defender, NARC, NBA Jam, Rampage e mais. Suas máquinas e suas franquias influenciaram a cultura de uma geração, faturaram mais de um bilhão de dólares e abriram caminho para o renascimento dos consoles.

Insert Coin busca resgatar a importância da produtora. O documentário é dirigido por Joshua Tsui, que viveu bem de perto essa jornada: ele foi o modelo de rosto para Liu Kang, em Mortal Kombat IV. Tsui também foi o responsável por incentivar o uso de imagens cinematográficas digitalizadas como a base para os gráficos de diversos jogos daquela época.

Aqui, o diretor entrevista outros nomes fundamentais para a Midway Games, como Eugene Jarvis (fundador apelidado de “Poderoso Chefão dos Games”), Mark Turmell (de SmashTV, NBA Jam, NFL Blitz), John Tobias (um dos criadores da franquia Mortal Kombat) e George Petro (de NARC e Terminator 2: Judgment Day). Juntos, eles traçam trajetória da produtora e desenvolvedora mais punk da indústria. O lema deles? “Não há regras”.

De acordo com Joshua Tsui, o documentário é sua “carta de amor aos primeiros dias da Midway e como isso influenciou a transição dos clássicos jogos operados por moedas para o lançamento de uma nova geração de jogos de console”. E completa: “espero que os fãs de videogames, especialmente da Midway, amem assistir Insert Coin tanto quanto nós gostamos de fazê-lo!”.

Insert Coin estará disponível em formato digital a partir do dia 25 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site oficial.