Skip to main content

Há 17 meses, Hermen Hulst é o cabeça do PlayStation Studios e responsável por sucessos recentes como o aclamadíssimo The Last of Us Part II, Returnal e Ratchet & Clank Rift Apart. O PlayStation Studios é uma divisão da Sony que reúne e gerencia todas os estúdios da marca PlayStation, entre os 13 estúdios super conhecidos por seus sucessos, os destaques são Santa Monica (God of War), Naughty Dog (The Last of Us), Guerrilla (Horizon), Insomniac (Spider-Man e Ratchet & Clank) e Polyphony Digital (Gran Turismo).

Em entrevista para o PlayStation Blog, o responsável pelos estúdios de games da Sony revelou algumas coisas interessantes como planos futuros, sua opinião sobre a importância de jogos com foco em narrativa, números de jogos atuais sendo desenvolvidos e mais.

Hermen considera as experiências narrativas o DNA do PlayStation. Para ele, a marca criou “algumas das experiências narrativas mais marcantes já vistas”. Ele afirma também que novas IP, jogos menores e mais inovadores e histórias multijogadores também são foco da marca. Hermen comenta ainda que mais de 25 jogos estão em desenvolvimento agora e quase metade deles são novas IP.

“Quero que o PlayStation Studios seja destemido e assuma riscos. Quero que nós continuemos abraçando o legado do PlayStation, expandindo os limites dos jogos e criando jogos que, provavelmente, não teriam sido feitos em qualquer outro lugar do mundo”, afirma Hermen quando perguntado sobre a importância de novas IP para a marca. Ele continua dizendo, ainda, que a Bend Studios (Days Gone) está trabalhando em uma nova IP de mundo aberto.

O cabeça do PlayStation Studios considera o PS4 ainda uma prioridade. “Não dá para criar uma comunidade de mais de 110 milhões de donos de PS4 e simplesmente abandoná-los, não é?”, enfatiza Hermen. Ele complementa dizendo que o novo God of War e Gran Turismo 7 também estarão disponíveis para PS4.

Sobre os exclusivos PlayStation no PC, Hermen diz estar ciente do desejo dos gamers dessa plataforma em jogar o que está disponível em seus consoles. Ele diz que “o PlayStation ainda continuará sendo o melhor lugar para jogar os títulos do PlayStation Studios” e que valorizam os gamers de PC e vão continuar analisando os momentos certos para lançar cada título. “Essa é nossa meta: queremos alcançar novos gamers que ainda não curtiram as grandes histórias, personagens e mundos que criamos”.

Perguntado se o Japão ainda continua sendo o foco do PlayStation Studios, Hermen deixa claro que o Japão e a Ásia fazem parte do legado da marca construído em muitos anos. Para ele, alguns dos maiores talentos do mundo em criação de jogos estão no Japão. “Eles têm o histórico de inovação, esmero, habilidade, orgulho e espírito de equipe. Queremos e muito continuar essas tradições”. Ele cita como exemplo, a Polyphony Digital e que conseguiram criar os melhores jogos de simulação de carros do mundo. “Sou grato pelo interesse e pelo apoio apaixonado a nossas equipes japonesas”, finaliza Hermen.

Ele termina alfinetando que gostaria de ver Astro Bot de novo: “Adoro aquele carinha”.