A Sony pode ter sido vítima de um grupo de ransomware. Chamado de Ransomed.vc, a equipe afirma ter vencido as barreiras de segurança de todos os sistemas da Sony, conseguindo capturar uma vasta quantidade de documentos. No post emitido pelo grupo, eles alegam que a empresa japonesa se negou a pagar a quantia solicitada pelo “resgate” dos arquivos e por isso estava colocando os ativos à venda.
Caso nenhum comprador apareça até o dia 28 de Setembro, o grupo deve publicar as informações para o público. A violação de dados foi inicialmente apurada pelo site Cyber Security Connect. A empresa alega que, apesar da equipe ser nova, a Ransomed.vc já hackeou uma quantidade impressionante de empresas de grande porte.
A prática de ransomware tem sido cada vez mais comum nas indústrias em geral. Pouquíssimas empresas investem em cibersegurança, o que tornam os servidores alvos fáceis para os hackers. A Capcom, outra publisher japonesa, foi uma das vítimas da prática. Diversos projetos não anunciados na época acabaram vazendo, afetando o fator descoberta e o planejamento de marketing dos produtos.
Não é o “primeiro rodeio” da Sony
Falando especificamente da Sony, a companhia japonesa se envolveu na mesma situação em 2011. Na época, a situação foi tão grave que a organização enfrentou processos de classe e a PSN ficou quase um mês inteiro offline. Relembre o pedido de desculpas que a empresa emitiu na época: