Se você estava esperando para comprar o Steam Deck e fazer o download de seus jogos adquiridos no GOG, pode tirar o seu cavalinho da chuva. A plataforma afirmou que não dará suporte oficial dentro do portátil, o que significa que ela está seguindo os mesmos passos que a Epic Games. Não se pode afirmar, porém, que a culpa seja deles. A Valve também está dificultando o sistema para elas, não valendo a pena o trabalho que dará pelo seu sistema operacional.
Apesar de ter confirmado que não trabalharão oficialmente com o aparelho, um post no Twitter informou que não é impossível rodar jogos da plataforma dentro dele. Como o Steam Deck possui um padrão mais aberto, você poderá instalar o Windows como SO nele e tentar rodar os games deles sem problema algum. Se isso ocorrerá de forma nativa ou não, aí já é uma outra história. Porém, não custa nada tentar e eles até incentivaram a ação.
Steam Deck já segue sem GOG e Epic Games
Sem a GOG e a Epic Games, o Steam Deck continua se restringindo apenas aos jogos que já estão em sua própria plataforma. Até o momento a Rockstar, Ubisoft e Electronic Arts não se pronunciaram sobre o assunto, mas se eu fosse vocês não esperava por aplicativos oficiais de qualquer uma delas no portátil também. O aparelho será enviado a partir do dia 28 de fevereiro para quem fez a pré-venda do produto.