O movimento Black Lives Matter cresceu nos últimos dias e ganhou a adesão de grandes nomes da indústria de jogos eletrônicos, que estão colaborando diretamente com doações para entidades e causas raciais ou apenas se posicionando à favor da igualdade racial.
A momento político e as manifestações que se seguiram ao brutal assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, já provocaram o adiamento de um importante evento do PlayStation 5 e do lançamento de conteúdo novo para Call of Duty. Ontem, foi a vez de produtores de conteúdo pararem em solidariedade ao Black Lives Matter.
A Ubisoft se comprometeu a doar 100 mil dólares para as entidades NAACP e Black Lives Matter, além de classificar o racismo sistêmico como “profundamente perturbador e doloroso”.
We stand in solidarity with Black team members, players, and the Black community. We are making a $100,000 contribution to the NAACP and Black Lives Matter and encourage those who are able to, to donate. #BlackLivesMatter pic.twitter.com/KpHZCF6VWx
— Ubisoft (@Ubisoft) June 2, 2020
A Devolver Digital também realizou uma doação para a causa, no valor de US$65.000, e conclamou outras empresas do ramo a se juntarem a essa iniciativa.
The individual employees of Devolver Digital and the company itself have donated $65,000 in support of the Black Lives Matter movement through the link below.
We urge industry peers and partners to donate as they are able.#BlackLivesMatterhttps://t.co/6mbe9Z1xrv
— Devolver Digital (@devolverdigital) June 2, 2020
A Humble Bundle anunciou a criação de um fundo no valor de um milhão de dólares para o financiamento de jogos criados por desenvolvedores negros.
— Humble Bundle (@humble) June 2, 2020
A plataforma Itch.io produziu um Bundle especial de jogos, o Bundle for Racial Justice and Equality, e todo o valor arrecadado na venda será destinado a entidades que fomentam a igualdade racial.
Game developers: We're hosting a bundle where anyone can participate. Proceeds from your games will be donated directly to the NAACP Legal Defense and Educational Fund and the Community Bail Fund.
Join us: https://t.co/Xsz6MwTTIQ#BlackLivesMatter
— itch.io (@itchio) June 2, 2020
A desenvolvedora Thatgamecompany, responsável por títulos marcantes como Journey e Sky, também anunciou uma contribuição para a causa.
Black Lives Matter. pic.twitter.com/A4Tm0xV0w0
— thatgamecompany (@thatgamecompany) June 2, 2020
A gigante Square-Enix se comprometeu com uma doação de 250 mil dólares e declarou que irá dobrar qualquer doação realizada por um funcionário, para ajudar a combater a desigualdade racial.
#BlackLivesMatter (1/2) pic.twitter.com/luAbZQWmuQ
— Square Enix (@SquareEnix) June 2, 2020
A EA Games não mediu esforços e anunciou uma série de iniciativas que irão totalizar um milhão de dólares destinados a entidades que lutam contra o racismo.
https://t.co/4gTbBEHvnR pic.twitter.com/PUgGeUriMX
— Electronic Arts (@EA) June 3, 2020
A Nintendo também manifestou seu repúdio contra o racismo.
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) June 3, 2020
A Capcom foi outra gigante da indústria dos jogos eletrônicos a se posicionar na questão e declarou que “apoia as comunidades negras e todos que estão lutando contra o racismo”.
Black Lives Matter. pic.twitter.com/Oq2q8GsaD7
— Capcom USA (@CapcomUSA_) June 3, 2020