Skip to main content

Há nove anos, a Game Developers Conference (GDC) realiza uma pesquisa com desenvolvedores na indústria de games chamada de State of the Game Industry, levantando informações como plataformas favoritas para desenvolvimento, plataforma mais lucrativa e muito mais. A edição de 2021, referente a dados colhidos em 2020, entrevistou cerca de três mil desenvolvedores pelo mundo, sendo 57% da América do Norte, 26% da Europa, 8% da Ásia, 5% da América do Sul, 2% da Austrália/Nova Zelândia e 1% do continente africano. A GDC enfatiza que a sua base fica nos EUA e que foi mais fácil o contato com os profissionais dessa região.

Plataformas com maior preferência no momento

A plataforma com maior preferência pelos desenvolvedores neste momento é o PC com 58% (aumento de 6% em relação à última pesquisa), seguido por PlayStation 5 com 44%, Nintendo Switch com 38% e Xbox Series X|S com 30%. A geração anterior ficou bem atrás, Xbox One (X) alcançou 13% e PlayStation 4 (Pro) ficou com 12%. iOS e Android ficaram com 27% cada. Plataformas de streaming de games como xCloud do Xbox, Google Stadia e Playstation Now somam 18% juntas.

Plataformas escolhidas em projetos anteriores

PC segue na frente com 58% (um aumento de 4%), com iOS (35%) e Android (34%) logo em seguida. A edição anterior não diferenciou as duas plataformas, então a plataforma móvel em geral alcançou 40% na edição passada, ou seja, um aumento de 29% neste ano. PlayStation 4 (26%) e Xbox One (26%) tiveram um leve aumento de 2% e 3% respectivamente, mesmo com a nova geração chegando no mercado. Nintendo Switch foi de 12% para 14% este ano. Vale mencionar que o desenvolvimento de jogos para VR e AR (realidade aumentada) teve uma queda de 4%, ficando com 15% nesta edição.

Plataformas mais escolhidas com projetos atuais em desenvolvimento

PC segue na frente com 58%, seguido de iOS (32%), Android (31%), PlayStation 5 (27%), Xbox Series X|S (24%), PlayStation 4 (22%), Xbox One (21%) e Switch (17%). Os maiores aumentos foram de 24% para iOS e Android e 15% para o PlayStation 5 em relação a última pesquisa.

Plataformas mais lucrativas

Este quesito separa lucros de 100%, 50-99%, 1-49% e 0%. São eles:

• 100% – PC (21%); Outros (17%); Android (4%); PlayStation (3%); iOS (2%); Switch (1%) e Xbox (0%).

• 50-99% – Xbox e Android (27% cada); PC (26)%; PlayStation (25%); iOS (23%); Switch (22%) e Outros (10%).

• 1-49% – iOS (15%); PC (12%); Android (7%); Outros (6%); PlayStation (3%) e Xbox e Switch (2% cada).

• 0% – Switch (73%); Outros (65%); Xbox (65%); PlayStation (61%); iOS e Android (43% cada) e PC (30%).

Somando as três margens de lucro, os números mostram que PC é a plataforma mais rentável com 59%. Em seguida vem iOS (40%), Android (38%), PlayStation (31%), Xbox (29%) e Switch (25%). No PC, somando as três médias, Steam lidera como a loja que mais gera lucro (60%), downloads pelo site do jogo (41%) e Outros (35%) vêm seguida.

Outros dados interessantes

Mesmo em meio à pandemia, 47% responderam que seus estúdios cresceram. 51% disseram que os jogos são bancados com dinheiro do próprio estúdio. Nos últimos 12 meses, 24% deles trabalharam entre 36/40 horas por semana e 73% contaram que trabalharam esse tanto por pressão pessoal. Sobre trabalhar em casa por causa da pandemia, 32% disseram que foi a mesma coisa que trabalhar no escritório. Entre esses desenvolvedores, 44% trabalham nesta indústria entre 3 e 10 anos. 73% dos entrevistados eram homens.

O relatório está disponível para qualquer um que tiver interesse em consultar (totalmente em inglês), basta acessar este site e preencher um formulário. Nele você vai encontrar muitas outras informações como: números de VR na indústria hoje; posicionamento dos desenvolvedores sobre serviços de assinaturas de games (como Gamepass); união entre os estúdios; diversidade no meio e mais. A GDC deste ano acontece entre os dias 19 e 23 de julho.