Skip to main content

Chris Avellone foi sumariamente expulso de três projetos essa semana. Após se ver envolvido em um escândalo de assédio sexual, o veterano desenvolvedor está fora de Dying Light 2, Waylanders e Vampire The Masquerade – Bloodlines 2.

Lenda viva dos RPGs eletrônicos, ele foi um dos responsáveis por clássicos do gênero, como Fallout 2, Fallout: New Vegas, Planescape: Torment, e estava na ativa até o momento. Trabalhando como consultor, ele contribuiu para vários títulos, incluindo Into the Breach e Star Wars Jedi: Fallen Order.

Porém, o passado de Chris Avellone acaba de ser manchado por múltiplas denúncias de assédio que vieram à tona recentemente. De acordo com testemunhas, o desenvolvedor teria um comportamento inadequado com colegas de trabalho e fãs, incluindo menores de idade. Além disso, ele teria utilizado sua posição de prestígio na indústria para obter favores de cunho sexual.

O resultado do escândalo não poderia ser outro: ele foi afastado de todos os jogos em que estava trabalhando. A Techland, responsável por Dying Light 2, publicou uma nota em que esclarece levar a sério esse tipo de denúncia e declarou que rompeu laços com o desenvolvedor. A Paradox Interactive foi além e revelou ao site Gamasutra que não há mais nenhum conteúdo produzido por Avellone em Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2.  Emily Grace Bucker, roteirista principal de Waylanders, também anunciou que Chris Avellone está fora do desenvolvimento do jogo.

Chris Avellone vem tentando se desculpar com suas vítimas pela internet, mas ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações.