A Epic Games teve muita história antes de se tornar “a desenvolvedora de Fortnite” ou “aqueles caras que competem com o Steam”. Infelizmente, uma parte dessa jornada está se encerrando: a produtora anunciou o desligamento dos servidores oficiais e dos serviços online de mais de 20 títulos de seu catálogo. Boa parte desse legado estava obsoleta havia anos e agora os fãs terão até o dia 24 de janeiro para desfrutar dos últimos minutos do lado online desses títulos.
Entre os títulos afetados pela decisão da Epic Games estão toda a franquia Unreal e alguns jogos da série Rock Band. Desta forma, os títulos deixam de ser comercializados imediatamente em todas as lojas. Confira a lista completa dos jogos afetados:
- 1000 Tiny Claws
- Dance Central 1-3
- Green Day: Rock Band
- Monsters (Probably) Stole My Princess
- Rock Band 1-3
- The Beatles: Rock Band
- Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars
- Unreal Gold
- Unreal II: The Awakening
- Unreal Tournament 2003
- Unreal Tournament 2004
- Unreal Tournament 3
- Unreal Tournament: Game of the Year Edition
Epic Games explica que nem tudo está perdido
Para os fãs de longa data desses títulos, a Epic Games esclarece que eles continuarão funcionando em modo offline. Ao contrário de alguns jogos de outras empresas, não há um processo de autenticação online obrigatório. Além disso, para certos jogos, sempre existiram servidores multiplayer administrados pela comunidade. Por outro lado, rankings oficiais e outros serviços tiveram mesmo a tomada puxada.
A Epic Games possui um sistema mais atualizado batizado de Epic Online Services, que faz parte das versões mais recentes de seu motor de desenvolvimento. Através desse sistema, a empresa consegue oferecer uma funcionalidade unificada de amigos, recursos de chat por voz, controle parental e outras ferramentas. Somente os jogos que utilizam o Epic Online Services terão suporte no ecossistema da empresa daqui pra frente. Por causa disso, a produtora estuda reativar o Unreal Tournament 3 em um futuro próximo usando esse sistema.