De acordo com a Sony, a marca PlayStation teve seu melhor ano fiscal até então com a estreia do PlayStation 5. Até o final de março de 2021, ou seja, o final do ano fiscal, o novo console da gigante japonesa vendeu 7.8 milhões de unidades, o que está 200 mil unidades à frente da estreia do PlayStation 4.
O jornalista Daniel Ahmad postou em seu twitter o seguinte gráfico, indicando um total de 130.9 bilhões de reais em vendas. Grande parte disso também se deve à venda de software, incluindo os dois grandes sucessos que foram The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima.
Sony's Game & Network Services segment generated $3.15 billion in operating profit, also a record year.
Digital and network services (PSN) helps offset the impact from the costly launch of PS5. Sony breaks the cyclical profit / loss cycle this gen. pic.twitter.com/nGcrAtiMiz
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) April 28, 2021
Houve também uma margem de lucro de 16 bilhões de reais devido ao uso de serviços como a assinatura PlayStation Plus. Segundo o Eurogamer, a Sony espera que o ano fiscal de 2021 seja ainda maior em vendas, mas também espera uma margem de lucro menor.
De qualquer maneira, foi um ano gigante para a PlayStation, que ainda bate recordes com a venda de seu popular PS4. Ainda assim, resta ver se o ano de 2021 vai realmente ser o estrondo que prometem, já que diversos títulos foram adiados para 2022.
Enquanto isso, a concorrência na Microsoft fatura alto com o Xbox Game Pass, uma carta que nenhum outro desafiante possui, e a Nintendo ainda está se dando bem nas vendas do Nintendo Switch.
Essa promete ser uma corrida muitíssimo interessante.