Duke Nukem Begins, que seria produzido pela Gearbox, foi cancelado por causa de uma disputa legal sobre os direitos de uso do personagem. Porém, com bastante material já produzido, não é de se estranhar que algum estúdio que estivesse trabalhando paralelamente no projeto ainda tivesse algo guardado. É o caso de Gregor Punchatz, que trabalhou na Janimation e também já tinha criado modelos 3D para alguns jogos da franquia Doom e Rise of the Triad.
Antigamente o diretor já tinha divulgado trechos dele, mas agora decidiu publicá-lo por completo para ver se alguém se move. “Fiz isso 13 anos após sua criação porque ainda é grande parte de quem eu sou e estou muito orgulhoso disso. Todo o time que trabalhou nele comigo merece ver o material solto por aí. Tenho esperanças de que, de alguma forma, isso ressuscite a versão do game por termos mostrado o quanto legal ela seria”.
Diferente dos originais, Duke Nukem Begins seria um jogo de tiro em terceira pessoa e contaria com campanha cooperativa entre quatro jogadores. A própria desenvolvedora ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, nem mesmo a atual detentora da marca e responsável pelo famigerado e esquecível DK Forever, a Take-Two.