Skip to main content

A Warpzone, em parceria com a ZeroQuatroMídia, lançaram há poucos dias uma campanha no Catarse para angariar apoiadores para o seu novo documentário, “A História das Revistas de Videogame no Brasil”. Antes de existir internet, eram as revistas que forneciam a cobertura dos lançamentos, notícias internacionais e dicas. O doc irá abordar justamente a popularização da mídia impressa neste segmento, do início dos anos 90 a 2000.

Esta mesma parceria rendeu em 2017 o excelente documentário 1983: O Ano dos Videogames, então pode ter certeza que vem coisa boa aí. Você pode apoiar o projeto até o dia 31/03/2023 às 23h59 e a entrega do documentário está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Em entrevista com Artur Palma, diretor e cinematógrafo da ZeroQuatroMídia, pude tirar algumas dúvidas sobre o projeto. Confira abaixo:

Vocês pretendem abordar somente as revistas dos anos 90 a 2000 ou darão espaço para o que rolou antes e depois desse período?

Artur: Nosso plano é abordar um pouco de tudo, mas no momento nosso foco está nas principais publicações, como Videogame, Ação Games (todas as fases), Gamers, Super Game Power, Nintendo World, EGM, D&T Playstation e outras. Queremos mostrar também as revistas eletrônicas, como o programa Stargame.

E as revistas com CD de demos e jogo completo de PC?

Artur: CD Expert/PC Gamer, Full Games e Game in Box são fundamentais para qualquer um que jogou PC na virada dos anos 2000. Com certeza iremos discutir essas publicações.

Terão espaço para revistas com menções honrosas? Dessas que deram certo e outras que fracassaram, mas que lutaram por espaço nas bancas?

Artur: Queremos falar delas sim! Eu tenho muito carinho por várias, desde GameX até as licenciadas com redação nacional como Edge, Ngamer e Oficial do Xbox.

E um trechinho dedicado aos brindes, talvez?

Artur: Impossível não falar dos brindes. Os chaveiros, as fitas VHS, os pôsteres. Cada revista tinha suas estratégias para chamar atenção do leitor e a gente quer mostrar essa batalha.

E como será a distribuição? Somente DVD e Blu-ray mesmo?

Artur: Estamos ainda analisando a possibilidade de colocar em streamings no futuro. A única certeza é que, no momento, não colocaremos no YouTube.

“A História das Revistas de Videogame no Brasil” terá entrevistas com vários editores, redatores, desenhistas, jornalistas e todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram parte dessas publicações. Isso inclui nomes como Edson Rossi (Ação Games), Pablo Miyazawa (EGM Brasil), Fábio Santana (Gamers), Eduardo Trivella (Nintendo World) e Nelson Alves Jr. (Ação Games).

Se o documentário ultrapassar suas metas e chegar em 250%, será promovida uma exibição de estreia em sala de cinema, exclusiva para apoiadores.