Skip to main content

Depois de anos afastado da indústria, Raph Koster está de volta com nova desenvolvedora e a proposta de criar um novo MMORPG. Sua Playable Worlds tem menos de dez funcionários, mas já recebeu o investimento de quase três milhões de dólares de financiadores e está disposta a revolucionar o gênero.

Muita gente pode não reconhecer Raph Koster pelo nome, mas certamente deve muita coisa a esse homem: ele é um dos criadores de Ultima Online, ao lado da lenda Richard Garriott, e um dos pais do gênero MMORPG. Embora Meridian 59 tenha sido lançado anteriormente, foi Ultima Online que catapultou o gênero ao status que ele possui hoje e, sem o trabalho dessa dupla, nós provavelmente não teríamos títulos como World of Warcraft, The Elder Scrolls Online ou Final Fantasy XIV no mercado.

Koster também foi o diretor criativo de Star Wars Galaxies e seu retorno está sendo visto com bons olhos pelos jogadores. Sua proposta para o novo jogo é oferecer um título que abrace todos os estilos de jogar, desde aqueles interessados em combate PvP e subir de ranking, até os jogadores que desejam uma experiência mais social e suave, com atividades comerciais, passando por quem prefere exploração de mundos mágicos.

O MMORPG da Playable Worlds ainda não tem nome ou data de lançamento, mas pretende incorporar diversas tecnologias modernas, como Inteligência Artificial e processamento na nuvem, para permitir realizar metas que não eram possíveis na época de Ultima Online.