Skip to main content

Um dos criadores do personagem Sonic e de Balan Wonderworld, Yuji Naka, deixou o seu emprego na Square Enix. Seu perfil nas redes sociais indica que seu trabalho na empresa foi realizado durante janeiro de 2018 até abril de 2021, época de lançamento do último game e que se revelou um imenso fracasso comercial da empresa. Apesar do profissional ser um gênio, infelizmente não foi desta vez que ele emplacou outro sucesso.

Não é de se estranhar que ele e a empresa não queiram mais trabalhar em conjunto, considerando que as críticas basicamente massacraram o jogo. Nem o nosso review poupou e a nota recebida foi um mísero 3,2 com várias reclamações, entre elas a simplicidade extrema dos puzzles e os vários problemas na performance do jogo e nos comandos apresentados.

O próprio Yuji Naka tinha revelado em entrevistas antes do lançamento que o game foi criado com a permissão do presidente da Square Enix, sendo sua “última chance” de realizar algo grande dentro da companhia. Por mais que eu concorde que o game não atinja nem o básico, perder um profissional destes é um grande desperdício de potencial.

Em termos comparativos, seria como se não dessem uma nova chance a Shigeru Miyamoto ou até mesmo Tetsuya Nomura após alguma falha. Considerando que Naka tem em seu currículo a criação de NiGHTS e Phantasy Star Online, além do jogo clássico do Astro Boy para o PlayStation 2 também, não concordam que ele possui mais acertos do que falhas?

Balan Wonderworld, pelo visto, foi a gota d’água na carreira dele e não foi definido qual o caminho que ele percorrerá a partir disso. A Square Enix não se pronunciou sobre o assunto até o momento, deixando em aberta a situação.