Skip to main content

Depois de cancelar sua participação na PAX East 2020, a Sony revelou que também não levará sua divisão PlayStation para a Game Developers Conference (GDC) desse ano, por temor da epidemia do Coronavírus. Facebook também anunciou que não participará fisicamente do maior encontro anual de desenvolvedores de jogos pelo mesmo motivo.

Em um comunicado enviado à imprensa, a Sony lamenta se ausentar do evento, mas que tomou essa decisão baseada nas constantes mudanças das regras de viagens internacionais em virtude do Coronavírus e pensando na segurança de sua força de trabalho. A empresa conclui o informe declarando-se disponível para participar do GDC em oportunidades futuras.

No caso do Facebook, a empresa não desistiu por completo do GDC 2020, mas todas as suas apresentações relacionadas ao Oculus serão realizadas através de vídeo online. A gigante da Realidade Virtual não terá mais um estande no evento e está recomendando que nenhum de seus profissionais viaje para o encontro.

O GDC será realizado em San Francisco, a um oceano de distância da China, o principal foco da epidemia do Coronavírus. Ainda assim, o medo da contaminação está mudando a face da indústria. Até o momento, mais de 75 mil pessoas foram infectadas (apenas 15 casos em solo norte-americano) e o número de vítimas fatais da doença ultrapassou a marca de 2000 pessoas. De acordo com os organizadores do evento, as medidas de segurança e quarentena implementadas pelo governo dos Estados Unidos e outros procedimentos de higienização que estarão em vigor no local do GDC são suficientes para garantir a tranquilidade do encontro.

Ainda assim, o pânico está se alastrando tão ou mais rápido que o próprio Coronavírus. A epidemia deve afetar o lançamento do PlayStation 5 e do próximo Xbox, assim como está provocando o adiamento ou cancelamento de eventos de eSports.