Skip to main content

O futuro cyberpunk é agora. A expectativa era de carros voadores, implantes cibernéticos e Keanu Reeves fantasma em nossas mentes eletrônicas. A realidade é: mais de mil contas de Roblox invadidas distribuindo propaganda para reeleição de Donald Trump.

Ninguém sabe ainda quem é o responsável por essa distopia tecnológica, mas o fato aconteceu durante esse final de semana e segue se espalhando. Aparentemente, um grande volume de contas de usuários da plataforma gratuita foi comprometido. Agora, seus avatares estão usando bonés que lembram o slogan “Make America Great Again”, utilizado pelo atual Presidente dos Estados Unidos. Além disso, os avatares vestem uma blusa com a águia americana.

O que poderia ser uma pegadinha bizarra, ganha conotações de Black Mirror. Usuários de Roblox, em sua maioria crianças, que são o público alvo do jogo, estão sendo solicitados a reelegerem Trump nas próximas eleições. No perfil das contas afetadas, uma nova descrição escancara a campanha: “Peça a seus pais para votarem em Trump esse ano!”.

Aparentemente, as contas foram invadidas a partir de força-bruta contra senhas fracas na plataforma. Os usuários seguem com acesso a suas contas e podem reverter as modificações sem problemas. Até o momento, os administradores de Roblox não se manifestaram sobre o incidente.